Na internet, tudo viraliza de forma muito rápida. Seja casa de famosos, memes ou aplicativos divertidos. Na ultima semana por exemplo, certamente você se deparou com uma enxurrada de ”avatares” dos seus amigos no Facebook. Muitos deles reclamando que não ficaram parecidos, o que pode ate ser verdade, mas ainda assim a rede social disponibilizou uma série de tons de pele, cabelos, e tipos de corpo para você montar o seu avatar o mais próximo possível da realidade.
Infelizmente, o mesmo não podemos dizer de outro app que virou febre na internet recentemente. ”PortraitAI- Avatar da Renascença” traz a promessa de te transformar em uma pintura do século XVIII, por meio de inteligência artificial. Entretanto, essa promessa só é cumprida com total satisfação para brancos. ”Pessoas de cor”, como eles disseram em nota, precisam se contentar com a lamentação dos desenvolvedores por seu aplicativo ter sido testado majoritariamente em europeus.
Notícias Relacionadas
Conheça o CRI.A, influenciador feito a partir da IA para ajudar profissionais em comunidades e periferias
Vídeo de pessoas dançando Taylor Swift na Pedra do Sal viraliza e gera debate sobre embranquecimento de espaços negros
Para pessoas negras, uma tentativa de diversão acaba em frustração, com pele clareada, traços afinados e cabelos alisados. O aplicativo diz estar planejando arrumar isso em breve, todavia ele nem deveria ter sido lançado com um recurso tão limitado, e excludente. Uma breve pesquisa dos desenvolvedores sobre o assunto, mostraria que o Faceapp, aplicativo famoso por mostrar as pessoas em diferentes gêneros e idades, também por meio de IA, precisou se desculpar em 2017 por usar um filtro que tornava as pessoas brancas com a premissa de deixa-las mais atraentes. Entretanto, parece que a equipe do PortraitAI, não fez essa simples lição de casa e agora devem lidar com uma série de críticas negativas nas lojas de app. Confira o que disseram alguns usuários e também os resultados de algumas pessoas.
Notícias Recentes
15 restaurantes e chefs para celebrar o Dia da Consciência Negra no Brasil
Léo Santana domina o Afropunk com show histórico e energia avassaladora