O podcast original da Casa do Saber+, chamado Memórias Ancestrais: Histórias do Começo do Mundo está disponível de forma gratuita no Spotify (CLIQUE AQUI). Conteúdo especial e inédito, traz ao longo de cinco episódios, apresentados por Renato Noguera, ideias e significados de algumas histórias e ensinamentos de três diferentes tradições africanas: Kemet, Yorubá e Banto.
O podcast explora a maneira como as tradições africanas, que estão há séculos ou mesmo milênios de distância, ainda falam com o coração e as ideias do povo negro. A produção apresenta convidados como Iyá Paula, jornalista, dirigente do Ile Axe Ixegun odé e presidente do Afoxe Omo Ifa RJ; Mãe Flávia, Matriarca da Casa do Perdão; Ana Sou, strutora Sebat de Kemetic Yoga ; Rodrigo de Almeida, artista e pesquisador; e Glauce Pimenta, multiartista, mãe, arte-educadora e ativista antirracista.
Notícias Relacionadas
Trabalhadora negra é resgatada após viver 28 anos em situação de escravidão na casa de vereadora em Minas Gerais
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil
O apresentador Renato Noguera é professor do departamento de Educação e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Em cinco episódios, a partir de histórias contadas por convidados especiais, o professor Renato guia o ouvinte, estabelecendo diálogos entre os dilemas contemporâneos que afligem a sociedade e os saberes ancestrais contidos nas tradições Kemet, Yorubá e Banto.
EPISÓDIO 1 | Monogamia e a responsabilidade ao amar: Orunmilá e Odu, com Iyá Paula de Odé
EPISÓDIO 2 | Perder o controle e a razão: a fúria de Sekhmet, com Ana Sou
EPISÓDIO 3 | A língua como bênção e maldição: O banquete de Obatalá, com Mãe Flávia Pinto
EPISÓDIO 4 | Amar é se reconciliar com a vida: Ausar, Auset e Set, com Glauce Pimenta Rosa
EPISÓDIO 5 | Os monstros que não enfrentamos sós: Miseke e o trovão, com Rodrigo dos Santos
Notícias Recentes
Filmes natalinos com representatividade negra para assistir no feriado
Maria Bomani é indicada ao Prêmio APCA por atuação no longa “Bandida – A Número 1”