Pinacoteca de São Paulo promove visita com curadoria para exposição com representatividade da mulher negra

0
Pinacoteca de São Paulo promove visita com curadoria para exposição com representatividade da mulher negra
Adenor Gondim. Detalhe de “Filha de Iemanjá, Filha de Nossa Senhora”, 2001

A Pinacoteca de São Paulo realiza neste sábado (25), às 11h, a visita com uma curadoria intitulada “Representação e representatividade da mulher negra no acervo”, uma imersão nas múltiplas formas como a figura da mulher negra tem sido retratada nas artes visuais ao longo do tempo.

A atividade gratuita faz parte da exposição “Pinacoteca: Acervo” e terá mediação de Lorraine Mendes, curadora da museu. Entre as obras que integram o percurso estão “Filha de Iemanjá, Filha de Nossa Senhora” (2001), de Adenor Gondim; “Baiana” (autoria não identificada); “Djamila Ribeiro” (2021), da série Vigílias, de Panmela Castro; e “Interior com a baiana” (1956), de Tereza D’Amico.

Notícias Relacionadas


O percurso convida o público a refletir sobre os regimes de visibilidade, as projeções de si e do outro, e o papel da arte como instrumento de afirmação identitária e denúncia das desigualdades. Além de propor um olhar crítico, demonstrando tensões raciais e contextos sociais.

A visita não requer inscrição e tem duração aproximada de 40 minutos. A atividade acontece no Edifício Pina Luz.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display