A Diaspora.Black está com inscrições abertas para o Edital Percursos Negros, que vaimapear e apoiar com recursos técnicos e financeiros até 10 iniciativas de afroturismo em todo o País. As inscrições podem ser feitas pelo link bit.ly/LabCriativodeRoteiros até o dia 26 de janeiro.
O objetivo é fortalecer e ampliar as narrativas negras do turismo em todas as regiões brasileiras, desenvolvendo novos roteiros de passeios e vivências focados nas memórias e cultura afro-brasileiras.
Notícias Relacionadas
Cansada de cozinhar sozinha, mãe solo opta por Natal tranquilo só com os filhos, longe da casa dos pais
Maria Bomani é indicada ao Prêmio APCA por atuação no longa “Bandida – A Número 1”
“Esse é um momento histórico para consolidar um novo turismo no Brasil, em que a gente possa se ver e se reconhecer nos principais destinos turísticos do País, a partir da nossa própria narrativa”, explica o fundador da Diaspora.Black, Carlos Humberto Silva Filho. “Nosso objetivo é fortalecer o Afroturismo, que está em franca expansão no País nesta retomada do setor”, completa.
O edital Percursos Negros contará com um Mapeamento do AfroTurismo, que vai aprofundar o diagnóstico sobre 30 organizações de afro-empreendedores que atuam com turismo e cultura negra em todo o País. Em março de 2022, o Laboratório Criativo de Roteiros vai realizar oficinas abertas a partir dos principais desafios apontados pelo diagnóstico, como gestão financeira; construção de roteiros; storytelling e comunicação.
Também serão selecionadas até 10 iniciativas e propostas de roteiros para receber recursos financeiros, mentorias especializadas e apoio para produção de material promocional das iniciativas. A seleção será feita por uma comissão externa de curadoria, formada por profissionais de referência e associações do segmento.
A previsão é que a partir de maio, os novos roteiros já estejam disponíveis para reserva. “Quando pensamos em outras possibilidades de turismos mais democráticos, inclusivos e disruptivos de uma lógica elitista, precisamos de mais experiências concretas que valorizem a cultura e a ancestralidades negra. Este edital é um passo importante para isto”, afirma o turismólogo e pesquisador, Michel Ferreira.
Podem se inscrever coletivos, microempreendedores, agências ou comunidades tradicionais que já atuem ou tenham projetos para desenvolver roteiros turísticos e culturais de valorização da cultura afro-brasileira em seus territórios. O foco do mapeamento é nos territórios com potencial turístico, com abrangência nacional.
Para participar, basta preencher o formulário e encaminhar um vídeo com a descrição da iniciativa que já realiza ou que pretende desenvolver. Serão apoiadas iniciativas novas ou já existentes, em territórios urbanos ou comunidades tradicionais de todas asregiões. A organização não precisa estar formalizada ou mesmo possuir MEI ou Cadastur.
O impacto social gerado pelas iniciativas é um dos critérios para a seleção das propostas, além da criatividade e viabilidade das propostas. “A proposta foi construir um Edital bastante acessível para os mais diversos proponentes. Vamos priorizar o impacto social gerado com a ampliação de renda e oportunidades para as iniciativas e com a difusão e valorização da cultura negra”, detalha a pesquisadora Natália Araújo.
O Edital Percursos Negros: Mapeamento do AfroTurismo e Laboratório Criativo pode ser acessado neste link. A iniciativa é realizada pela Diaspora.Black, startup de turismo e cultura negra reconhecida pela Organização Mundial do Turismo (UNWTO) como uma das 10 principais travel techs do País em 2021.
A iniciativa conta com o patrocínio do Grupo Carrefour por meio do Edital Juntos para Transformar, realizado em junho de 2021, com o objetivo de fomentar os afro-empreendedores no desenvolvimento de seus negócios.
Inscrições:
https://bit.ly/LabCriativodeRoteiro
Texto: Divulgação
Notícias Recentes
A minha esperança é negra
'Pela primeira vez sinto meu trabalho em primeiro plano', diz Liniker em entrevista ao The Guardian