
O Grupo L’Oréal no Brasil lançou um catálogo inédito que reúne mais de 180 empreendedores da região da Pequena África, no Rio de Janeiro. O território, símbolo da herança afro-brasileira e um dos principais polos culturais e econômicos da cidade, agora ganha uma ferramenta para ampliar a visibilidade e as oportunidades de seus negócios.
O Mapa Empreendedor Pequena África foi desenvolvido pelo CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) e busca conectar empreendedores locais com potenciais clientes, fornecedores e investidores. Em parceria com o SEBRAE, a iniciativa também prevê capacitação e consultorias personalizadas para fortalecer os negócios da região.
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O levantamento mostra que mais de 70% dos empreendimentos são liderados por mulheres e que 69% de seus fundadores se autodeclaram pretos ou pardos. Além disso, 70% das empresas oferecem produtos ou serviços voltados diretamente para a população negra ou para a promoção da equidade racial. Entre os segmentos mapeados estão gastronomia, artesanato, saúde e produção de eventos.
Para Flavia Bitencourt, gerente de Compras do Grupo L’Oréal no Brasil, a proposta é fortalecer o ecossistema de negócios da região e ampliar as oportunidades de contratação e parcerias.
“O catálogo é mais do que uma lista de negócios. É uma vitrine de histórias, talentos e iniciativas que merecem ser vistas e valorizadas. Queremos que essa rede cresça e se fortaleça, gerando impacto real para a comunidade”, afirma Helen Pedroso, diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos do Grupo.
De acordo com Vandré Brilhante, presidente do CIEDS, o grande legado do projeto é valorizar quem vive e empreende na Pequena África: “Nosso objetivo é garantir que a identidade e a memória da Pequena África sejam preservadas e fortalecidas, transformando-as em ativos que gerem renda e promovam a inclusão de seus moradores nos processos de desenvolvimento.”
Conexão e capacitação
O lançamento oficial do catálogo aconteceu na quarta-feira (20), na sede da L’Oréal, também localizada na Região Portuária do Rio de Janeiro. O encontro reuniu grandes empresas e os empreendedores mapeados para fomentar parcerias e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local.
O SEBRAE também deu início a uma nova etapa do projeto, oferecendo consultorias e trilhas formativas específicas a partir do diagnóstico realizado no Mapa Empreendedor Pequena África.
“Desenvolver o potencial econômico sustentável da Pequena África por meio de iniciativas para a valorização do empreendedorismo local é fundamental para a construção de um Brasil mais justo e produtivo”, destaca Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.
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