Muitas pessoas acreditam que a pele negra não necessita de proteção contra os raios solares, devido à sua maior quantidade de melanina. No entanto, isso é um equívoco. Na realidade, por conta de sua maior pigmentação, a pele negra possui uma tendência maior ao desenvolvimento de manchas.
De acordo com a dermatologista Julia Rocha, o aparecimento de manchas causadas pela exposição ao sol é uma queixa comum entre as mulheres negras. “Hoje em dia a gente tem comprovação de que, por exemplo, a radiação ultravioleta A e a radiação da luz visível são desencadeadores das manchas na pele negra”, relata a profissional, que destaca ainda a necessidade de se promover uma educação solar disruptiva. “Ainda que menos do que antes, ainda percebo esse mito de que a pele negra não precisa de protetor solar. No meu ponto de vista, mito se desfaz com ciência. E todas as ações são necessárias quando pensamos em formas de promover uma educação solar disruptiva quanto aos conceitos previamente pensados. Ter o embasamento científico como aliado, permite a reunião de dados suficientemente relevantes para desconstruir crenças”, destaca.
Notícias Relacionadas
Dia do Psicólogo: Conheça perfis de profissionais que ajudam a entender a importância de cuidar da saúde mental
Amanda Souza fala sobre ter parado de usar sutiãs: “O meu corpo é livre”
A pele negra não está isenta dos danos causados pelos raios solares. A exposição prolongada ao sol sem proteção pode levar ao envelhecimento precoce, hiperpigmentação e até mesmo ao câncer de pele. “Enquanto pacientes de fototipos mais baixos [mais claros] são os mais predispostos ao desenvolvimento de neoplasias cutâneas e lesões pré-neoplásicas, os fototipos mais elevados [mais escuros] sofrem com a predisposição ao surgimento de manchas com maior facilidade”, relata Julia.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, aproximadamente 60% dos brasileiros se expõem ao sol sem utilizar qualquer forma de proteção solar. A necessidade de conscientização sobre a importância da proteção solar torna-se cada vez mais premente, uma vez que 1/3 de todos os casos de câncer no Brasil estão relacionados à pele, resultando em um alarmante diagnóstico de cerca de 180 mil pessoas com a doença anualmente. Além disso, mais de 80% dos sinais de envelhecimento da pele são atribuídos à exposição solar inadequada.
La Roche Posay lança protetor solar com cobertura de maquiagem para a pele negra
Com a missão de criar uma beleza mais saudável, diversa e inclusiva, a La Roche-Posay ampliou sua linha de proteção solar com o lançamento de Anthelios Ultra Cover FPS 60, protetor solar desenvolvido no Brasil com performance de maquiagem disponível em cinco cores que atendem a diversidade dos fototipos brasileiros.
O novo protetor solar oferece 12h de alta cobertura de maquiagem em uma única camada, além de muito alta proteção contra os raios UVA, UVB e luz visível. Testado e desenvolvido no laboratório do grupo no Brasil em conjunto com pessoas de pele preta, o produto ainda oferece uma textura de base líquida que não pesa e não craquela e a nomenclatura de cores em numerais, para facilitar a navegação entre todas as cores da gama, promovendo maior diversidade e inclusão na categoria de proteção solar.
“A inclusão de uma variedade de tons não apenas permite que pessoas de pele negra desfrutem dos benefícios do filtro solar, mas também rompe com mitos prejudiciais. Historicamente, houve uma crença equivocada de que pessoas com tons de pele mais escuros são naturalmente protegidas dos danos solares, o que é totalmente falso. Ao oferecer filtros solares com cores adequadas para uma gama diversificada de tons de pele, a La Roche-Posay não apenas garante que boa parte da população preta brasileira tenha acesso à proteção solar eficaz, mas também contribui para a conscientização sobre a importância do uso diário de protetor solar. Isso não apenas promove a saúde, mas também ajuda a desafiar normas prejudiciais de beleza e a promover a aceitação e celebração da diversidade em todas as suas formas.” comenta Daniella Muniz, head de marketing da La Roche-Posay.
É importante escolher produtos que se adequem ao seu tipo de pele e às suas preocupações específicas. Consultar um dermatologista é fundamental para encontrar os produtos ideias para seu tipo de pele
Esse é um conteúdo pago por meio de uma parceria entre a La Roche-Posay e site Mundo Negro.
Notícias Recentes
Mirella Archangello, que ficou conhecida como “repórter mirim”, alcança 960 na redação do Enem e planeja cursar Jornalismo
“Cinema negro afetivo e verdadeiro”: diretor e protagonista falam sobre a potência de ‘Kasa Branca’