Com o objetivo de fomentar ações que promovam a igualdade racial nas escolas públicas, o Governo do Estado do Pará instituiu a Câmara Técnica de Educação Antirracista. A criação foi formalizada através do Decreto nº 3.934, de 21 de maio de 2024 e publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira, 22.
Vinculada à Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e à Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEIRDH), a Câmara Técnica tem a missão de debater e propor diretrizes para a política de educação antirracista nas escolas. Estas diretrizes visam nortear a implementação de ações conjuntas que busquem reduzir as desigualdades raciais nos espaços de educação formal no estado.
Notícias Relacionadas
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade
A composição da Câmara será plural, contando com representantes e suplentes de diversas entidades, como a Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEIRDH); Secretaria de Estado de Educação (SEDUC); Coordenação da Associação das Comunidades Remanescentes dos Quilombos no Pará (MALUNGU); Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA).
A coordenação da Câmara Técnica ficará a cargo do representante da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). A criação deste órgão é um passo concreto do governo estadual para enfrentar o racismo estrutural nas escolas públicas e promover uma educação mais inclusiva e equitativa para todos os alunos.
Notícias Recentes
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil