O massacre de Tulsa, que destruiu a “Wall Street Negra” completa 100 anos, nesse 31 de maio. Mais de 300 pessoas morreram em um ataque feito por grupos racistas nas ruas, que roubaram e queimaram casas e comércio e como se não bastasse, também usaram aviões para bombardear o bairro de Greenwood, de maioria negra e classe média.
Apesar de ser a maior ataque racista da história dos EUA, muitas pessoas só souberam dele por meio de seriados de TV produzidos pela HBO.
Notícias Relacionadas
Denzel Washington se torna o ator negro mais indicado ao Globo de Ouro; veja os filmes que marcaram sua trajetória
A$AP Rocky será a estrela do novo filme de Spike Lee, ao lado de Denzel Washington
“Watchmen” (2019) : A série da HBO protagonizada por Regina King é uma desdobramento do massacre, mas o primeiro episódio, mostra explicitamente o que aconteceu e como as crianças foram afetadas aos terem que se separar de seus pais, sendo que muitos não sobreviveram.
“Lovecraft Country”(2020) : Também feito pela HBO e com a produção impecável de Misha Green, J.J. Abrams e Jordan Peele , a série tem o episódio 9, Rewind 1921, falando sobre Tulsa sendo uma dos retratos mais realistas do Massacre já visto na TV, o que incluiu dar ao expectador a perspectiva das famílias negras e o seu desespero ao ver seus vizinhos, pais, filhos e avós lutando pela vida ao fugir dos tiros e incêndios em suas casas.
Nenhum sobrevivendo recebeu nenhum tipo de reparação. Uma delas, Viola Fletcher, hoje com 100 anos, se manifestou recentemente no Congresso Americano, exigindo justiça.
Nos EUA e nos Brasil o racismo sistêmico ainda mata.
Notícias Recentes
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil