Organizações lançam programa de formação para equidade racial em conselhos

0
Organizações lançam programa de formação para equidade racial em conselhos
Foto: Freepik/@javi_indy

A B3, a bolsa do Brasil, o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e a Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial lançam hoje (13), o Programa de Equidade Racial em conselhos, que tem como objetivo ampliar a presença de pessoas negras nas altas instâncias decisórias das companhias.

Composta por 30 alunos, a primeira turma deve participar de 13 aulas em formato híbrido, presenciais e on-line, ministradas por professores do IBGC e da Iniciativa Empresarial, e há previsão de mentorias após a conclusão. Entre os módulos do curso estão Missão do Conselho de Administração e Papel do Conselheiro; Ética e Sustentabilidade; Riscos e Compliance e Responsabilidades dos Administradores.

Notícias Relacionadas


A criação de um programa focado em equidade e inclusão racial na liderança busca preencher uma lacuna no mercado e ajudar a ampliar a representatividade em cadeiras da alta administração. Um levantamento entre as 73 companhias que participaram do processo seletivo do ISE B3 em 2021 é um dos exemplos do quanto é necessário avançar: cerca de 80% dessas empresas responderam ter entre 0 e 11% de pessoas negras em cargos de diretoria e C-level.

“Analisamos as formações para conselhos existentes e, junto com o IBGC e a Iniciativa Empresarial, criamos um grupo com três objetivos: acelerar e enriquecer a formação de executivos reconhecidos em seus campos de trabalho; aumentar a representatividade e inspirar outros profissionais que nos ajudem na customização e melhoria desse programa, que deve ser recorrente”, diz Ana Buchaim, diretora executiva de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social Privado da B3.

“O Programa de Equidade Racial é um passo inicial, mas importantíssimo, de fomento à cultura inclusiva nas organizações, em especial nos conselhos de administração. Está muito claro que precisamos de ações intencionais de fomento à diversidade para que nossas empresas representem, de fato, a nossa sociedade”, afirma Pedro Melo, diretor geral do IBGC.

“Mudança se faz com atitude, cooperação e ousadia. Com a formação de conselheiros negros, entregamos ao país e à sociedade um novo paradigma para fortalecer e consolidar a diversidade racial no ambiente corporativo”, diz José Vicente, presidente do conselho de administração da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

Os 30 participantes da primeira turma foram selecionados a partir de indicações da B3, IBGC e Iniciativa Empresarial, como organizadores, e das empresas patrocinadoras do programa. O encerramento do programa acontecerá na sede da B3 no dia 21 de novembro, quando, a exemplo do ano passado, a bolsa do Brasil deve fazer um Toque de Campainha pela Equidade Racial.

“O Programa de Equidade Racial em Conselhos é um importante mecanismo para o avanço da agenda de diversidade nas empresas. A inclusão racial proporcionará visões e abordagens estratégicas mais completas que impactarão significativamente resultados, negócios, clientes e sociedade”, completa Alexandre Moyses Vargas Nascimento, superintendente de Riscos Corporativos e conselheiro do BL4CK, núcleo de Raça e Etnia da B3.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display