A influenciadora digital Isa Freitas, a Isa Black Woman, lançou tendência no São Paulo Fashion Week: um vestido todo feito de trança nagô. Sim, a mesma trança que embala os cabelos afro, tornou-se obra prima para uma peça única que conquistou o desfile. Vale lembrar que neste ano o SPFW exaltou a cultura afro, celebrando no dia da consciência negra, coleções de estilistas negros.
Direto de São Gonçalo, região metropolitana do RJ, Isa foi convidada pelo estilista Isaac Silva (@isaacsilva_br) – o qual fez uma coleção belíssima – para assistir ao desfile e logo aproveitou para lançar sua nova marca e ideia: OMINIRA, feita para o editorial que leva o mesmo nome. A palavra de origem iorubá significa “liberdade”, que é representada, neste contexto, pelas tranças nagô, fazendo menção ao período de escravidão do povo africano e seus descentes, no Brasil.
Notícias Relacionadas
Dendezeiro lança coleção inédita inspirada em “Mufasa: O Rei Leão”
Mais de 50 personalidades e projetos voltados para sustentabilidade e diversidade na moda são reconhecidos durante o Fashion Futures 2024
O vestido e o editorial representam a rota de fuga para os quilombos, em busca de liberdade; esta que ainda é buscada por nosso povo: liberdade financeira, social, mental e de expressão. Expressada, muitas vezes, pela liberdade capilar, a transição, e nas belas tranças que contam a história do nosso povo. A liberdade de ter segurança para ser quem somos: “neste vestido de trança nagô me sinto trajada numa armadura, sendo protegida pelos meus ancestrais me dizendo que estou no caminho certo para minha ominira!”, declara Isa Freitas.
Ficha Técnica do Editorial:
Idealização, conceito e modelagem: Isa Freitas (@isablackwoman)
Direção de Fotografia: Yago Gonçalves (@yagogoncalvesph)
Assistente de Fotografia: Matheus Azevedo
Stylist e hair stylist: Monique Gomes (@moniquegomesz)
Making off: Davi Freitas
Maquiagem: Marina Reis
Notícias Recentes
Rumores sobre separação do casal Obama ganha força após ausência da ex-primeira-dama em eventos
Trump inicia segundo mandato com ordem para extinguir ações afirmativas e limitar direitos de gênero nos EUA