O documentário ‘O Território’, que apresenta a luta do povo indígena Uru-Eu-Wau-Wau para defender sua terra em Rondônia, conquistou o Emmy de ‘Mérito excepcional na produção de documentários’. A premiação é considerada como a mais importante da televisão norte-americana. Dirigido pelo americano Alex Pritz, o documentário foi ainda produzido por Txai Suruí e Gabriel Uchida. Os protagonistas Bitaté-Uru-Eu-Wau-Wau e Ivandeide Bandeira também receberam o prêmio.
Ver essa foto no InstagramNotícias Relacionadas
De cosméticos a livros: produtos de empreendedores negros para você apoiar nesta Black Friday
Peça teatral de Torto Arado estreia em São Paulo no Dia da Consciência Negra
Filmes, séries e reality show com protagonismo negro para maratonar no feriado prolongado
“Que noite incrível! Esse prêmio é a celebração e reconhecimento das vozes e das narrativas indígenas em defesa dos territórios, da resistência e luta que permeia a vida dos povos indígenas deste país”, escreveu a produtora Suruí nas redes sociais. Bitaté também celebrou: “Esse é o reconhecimento da nossa luta e dos povos indígenas. Rondônia no topo, os povos indígenas também lá no topo”.
A National Geographic distribuiu o documentário, que está disponível no catálogo do Disney+. Ele foi parcialmente filmado e coproduzido pelo povo indígena Uru-Eu-Wau-Wau.
Notícias Recentes
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar