Na manhã desta quarta-feira, 13, a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, fez uma publicação em seu Twitter para falar sobre a assinatura da Lei Áurea, que estabeleceu o fim da escravização no Brasil. A ministra lembrou que “o fim da escravidão é uma conquista da luta do povo negro”, ao contrário.
Anielle Franco reforçou a importância de lembrar que a liberdade do povo negro é resultado da luta do próprio povo negro: “Todo ano precisamos relembrar que o dia 13 de maio é dia de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade. Sabemos muito bem que a liberdade do povo negro não veio com a Lei Áurea ou pelas mãos de uma princesa”.
Notícias Relacionadas
Migrantes haitianos em programa de imigração temporária vivem incerteza nos EUA diante de planos de deportação de Trump
Espetáculo "Benjamim, O Palhaço Negro" estreia com nova linguagem cenográfica em São Paulo
A Lei Áurea foi assinada no dia 13 de maio de 1888 pela princesa Isabel, que era a autoridade regente no país na época. A lei estabeleceu o fim da escravização no Brasil, mas não houve qualquer planejamento para que pessoas negras tivessem direito a terra, a educação, saúde ou alimentação para que pudessem começar suas vidas de forma independente.
“O fim da escravidão é uma conquista da luta do povo negro que se dá até hoje, numa reivindicação contínua por cidadania e humanidade das pessoas negras no Brasil”, afirmou a ministra.
Ela ainda pontuou que “há muito a conquistar para que toda a população possa viver uma liberdade verdadeira, com dignidade e justiça”.
Notícias Recentes
Pantera Negra 3| Três atores recusam papel de T'Challa, segundo youtuber
"Ele tem sua luz para brilhar e eu tenho a minha": Sheryl Lee Ralph fala sobre viver em casas separadas do marido