O abraço de pai e filho: uma cena que ficará gravada na memória de muitos

0
O abraço de pai e filho: uma cena que ficará gravada na memória de muitos
Foto: Reprodução/TV Globo

A novela sensação deste verão sem dúvida é ‘Volta por Cima’, com atores e atrizes dando aulas de belas interpretações.

A sensibilidade do diretor e dos redatores tem conseguido recuperar temas importantes para a população brasileira, em um momento de polarização política e os decretos do Trump contra os direitos humanos para os imigrantes, e contra a politica de Diversidade, Equidade e Inclusão – DEI.

Notícias Relacionadas


Os autores, com muita habilidade e didatismo, incluem o tema da DEI na fala de atores como Fabricio Boliveira (Jão) e Ailton Graça (Edson). Levam para sala de milhões de pessoas a importância do respeito à dignidade das pessoas no trabalho. Um excelente contraponto da cobertura massiva dada aos decretos presidenciais do presidente Trump.

Ao ler jornais americanos como The Washington Post vemos que os americanos estão recorrendo ao poder judiciário para garantir conquistas tão importantes para as mulheres, negros, população LGBTQIA+ e demais grupos discriminados. Não tem sido uma luta fácil contra os extremistas de direita.

Nesta semana um capítulo da novela nos emocionou e nos encheu de alegria: o reconhecimento de paternidade como procedimento legal que estabelece a paternidade de uma pessoa.

O teste sobre a paternidade do personagem Jão foi um belo exemplo e deve ter levado milhares de pessoas no Brasil que sonham com a possibilidade do reconhecimento que ainda não conseguiram, aplaudir a cena do abraço de um pai e filho. Uma cena que ficará gravada na memória de muitos espectadores.

Ter a certidão de nascimento com o nome do pai e da mãe ainda é uma luta de muitas crianças, jovens e mulheres. Ver a alegria de pai e filho leva uma mensagem de esperança e muito amor.

Muito já foi escrito sobre a importância das novelas no cotidiano do brasileiro, a presença de atores negros e atrizes negras tem aproximado um público que não se via na televisão a valorizar esta conquista que está marcando uma geração.

O entusiasmo pela novela Volta por Cima não é um gesto de euforia momentâneo pela presença negra na televisão, mas é a vitória da luta histórica de personagens negros como Abdias do Nascimento, Ruth de Souza, Léa Garcia, Grande Otelo, Milton Gonçalves, Zezé Motta, Camila Pitanga, Antonio Pitanga, Tereza Santos e tantos outros grandes atores da dramaturgia brasileira.

Há dias que, diante da televisão, me vejo sozinho e com lágrimas de alegria e uma certeza muito grande da luta contra o racismo nos EUA, no Brasil, na diáspora é sempre vitoriosa. Podemos ter até momentos de retrocesso, mas a vida tem nos ensinado que somos vencedores por continuarmos a existir e a lutar.

Não há que desanimar. Trump passará e nós estaremos aqui, na luta diária, realizando nossos sonhos e inspirando novas gerações.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display