Dois grandes artistas baianos, Luedji Luna e Russo Passapusso, se uniram para dar voz e som a uma das maiores dores que afligiram a todos nós no single “Nem um pio”, que chega a todas as plataformas digitais nesta quinta-feira (27). O clipe, com direção de Ilka Cyana e participação do ator Dan Ferreira, foi filmado na Bahia e nos leva em um mergulho na solidão, na necessidade do afeto, no tempo que não passa, permeado pelos vocais marcantes de Luedji e Russo, que transbordam em versos que falam à alma. O clipe chega às 18h desta quinta-feira.
“Em tempos em que a reflexão é necessária e inevitável, “Nem um Pio” nos leva numa correnteza de ritmos e expressões da Bahia para o mundo, com tambores e beats eletrônicos, mostrando uma música que tira do silêncio a percepção do que nos rodeia. Um silêncio que nunca é vazio, e nos dá a certeza de algo maior”, explicam os artistas.
Notícias Relacionadas
Beyoncé é eleita a maior estrela pop do século 21; veja lista completa com artistas negros
Kendrick Lamar anuncia turnê por estádios na América do Norte com SZA após estreia de álbum surpresa
A produção ficou a cargo do baixista, compositor e produtor SekoBass, e com feat do grande saxofonista baiano que, atualmente, vive na Espanha Joander Cruz – ele traz sua sonoridade de maneira marcante em diálogo constante com as vozes. “Nem um Pio” também chega com uma versão instrumental, onde os sons e silêncios se reconfiguram na narrativa dessa história.
“Nem um pio surgiu de um convite do Russo, artista baiano que acompanho desde os tempos do Dancehall no Tarrafa. É uma canção que nasce como quase tudo na pandemia: à distância. Compomos pelo WhatsApp, e ela faz uma alusão a esses tempos de isolamento”, revela Luedji
Russo ressalta o quanto a música representa em suas entrelinhas: “Nem um pio parece falar de silêncios, mas grita dentro de nós a necessidade de mostrar as saídas e os movimentos que nossos corpos fazem no dia a dia. Quando mostrei o primeiro verso para Luedji, já sentia a força das marés na sua forma de compor. Essa música reforça o nosso comprometimento com a arte de uma Bahia que não se poder rotular “
Em menos de uma década, Luedji Luna conquistou feitos grandiosos em sua carreira: turnê internacional, nomeações diversas com seu último álbum, entre elas o Grammy Latino, e participações musicais em projetos reconhecidos globalmente, como o Colors e o Tiny Desk com Afropunk. Aos 34 anos, a cantora e compositora nascida em Salvador coleciona dois álbuns que a tornaram referência da música popular brasileira contemporânea. Voz ativa na militância racial e feminista, Luedji mergulha em sua ancestralidade e traz em sua arte mensagens fortes de luta, crenças, profundidade e amor.
O músico e compositor Russo Passapusso faz parte da nova geração da música popular brasileira produzida na Bahia. Ao quebrar as barreiras entre o corpo e a mente, e se aprofundar na pesquisa da cultura popular e o pop, o trabalho de Passapusso se expandiu fazendo com que o artista criasse, em 2008, a banda Baiana System – juntamente com seus parceiros Beto Barreto, Filipe Cartaxo e Marcelo Seco. O grupo, que mistura referências da música baiana da capital e do interior à multiplicidade de sonoridades eletrônicas, além de elementos visuais marcantes, é considerado uma das grandes revelações da música brasileira dos últimos anos. Atualmente, Russo Passapusso está em fase de pré-produção do segundo disco solo_trio, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2020.
Estamos no Telegram! Receba diariamente nossas notícias em primeira mão. Participe! https://t.me/SiteMundoNegro
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas