Dois grandes artistas baianos, Luedji Luna e Russo Passapusso, se uniram para dar voz e som a uma das maiores dores que afligiram a todos nós no single “Nem um pio”, que chega a todas as plataformas digitais nesta quinta-feira (27). O clipe, com direção de Ilka Cyana e participação do ator Dan Ferreira, foi filmado na Bahia e nos leva em um mergulho na solidão, na necessidade do afeto, no tempo que não passa, permeado pelos vocais marcantes de Luedji e Russo, que transbordam em versos que falam à alma. O clipe chega às 18h desta quinta-feira.
“Em tempos em que a reflexão é necessária e inevitável, “Nem um Pio” nos leva numa correnteza de ritmos e expressões da Bahia para o mundo, com tambores e beats eletrônicos, mostrando uma música que tira do silêncio a percepção do que nos rodeia. Um silêncio que nunca é vazio, e nos dá a certeza de algo maior”, explicam os artistas.
Notícias Relacionadas
Grammy 2025 tem forte presença de artistas negros, com destaque para mulheres
Em dia de eleições nos EUA, Beyoncé lança clipe “Beywatch”, homenageia Pamela Anderson e incentiva voto
A produção ficou a cargo do baixista, compositor e produtor SekoBass, e com feat do grande saxofonista baiano que, atualmente, vive na Espanha Joander Cruz – ele traz sua sonoridade de maneira marcante em diálogo constante com as vozes. “Nem um Pio” também chega com uma versão instrumental, onde os sons e silêncios se reconfiguram na narrativa dessa história.
“Nem um pio surgiu de um convite do Russo, artista baiano que acompanho desde os tempos do Dancehall no Tarrafa. É uma canção que nasce como quase tudo na pandemia: à distância. Compomos pelo WhatsApp, e ela faz uma alusão a esses tempos de isolamento”, revela Luedji
Russo ressalta o quanto a música representa em suas entrelinhas: “Nem um pio parece falar de silêncios, mas grita dentro de nós a necessidade de mostrar as saídas e os movimentos que nossos corpos fazem no dia a dia. Quando mostrei o primeiro verso para Luedji, já sentia a força das marés na sua forma de compor. Essa música reforça o nosso comprometimento com a arte de uma Bahia que não se poder rotular “
Em menos de uma década, Luedji Luna conquistou feitos grandiosos em sua carreira: turnê internacional, nomeações diversas com seu último álbum, entre elas o Grammy Latino, e participações musicais em projetos reconhecidos globalmente, como o Colors e o Tiny Desk com Afropunk. Aos 34 anos, a cantora e compositora nascida em Salvador coleciona dois álbuns que a tornaram referência da música popular brasileira contemporânea. Voz ativa na militância racial e feminista, Luedji mergulha em sua ancestralidade e traz em sua arte mensagens fortes de luta, crenças, profundidade e amor.
O músico e compositor Russo Passapusso faz parte da nova geração da música popular brasileira produzida na Bahia. Ao quebrar as barreiras entre o corpo e a mente, e se aprofundar na pesquisa da cultura popular e o pop, o trabalho de Passapusso se expandiu fazendo com que o artista criasse, em 2008, a banda Baiana System – juntamente com seus parceiros Beto Barreto, Filipe Cartaxo e Marcelo Seco. O grupo, que mistura referências da música baiana da capital e do interior à multiplicidade de sonoridades eletrônicas, além de elementos visuais marcantes, é considerado uma das grandes revelações da música brasileira dos últimos anos. Atualmente, Russo Passapusso está em fase de pré-produção do segundo disco solo_trio, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2020.
Estamos no Telegram! Receba diariamente nossas notícias em primeira mão. Participe! https://t.me/SiteMundoNegro
Notícias Recentes
Grace Jabbari retira processo federal por agressão e difamação contra o ex-namorado, Jonathan Majors
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil