Nem africano, nem europeu, norte-americano Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica

0
Nem africano, nem europeu, norte-americano Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica

O conclave que se seguiu à morte do Papa Francisco surpreendeu o mundo ao eleger o cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, como o novo pontífice da Igreja Católica. Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, mas com cidadania peruana e trajetória missionária na América Latina, Prevost assume o nome de Leão XIV, tornando-se o primeiro papa norte-americano da história.

“Devemos buscar juntos como ser uma igreja missionária, que construímos pontes de diálogo, sempre abertas a receber, como essa praça, a todos, a todos que precisam de nossa caridade, nossa presença, de diálogo de amor”, afirmou o novo pontífice em discurso ao público na Praça São Pedro. A dupla nacionalidade de Prevost e seus anos de serviço no Peru – onde foi arcebispo de Chiclayo – podem ter sido decisivos para convencer os cardeais em suas escolhas.

Notícias Relacionadas


Prevost era visto como um dos favoritos de Francisco, que o trouxe ao Vaticano em 2023 para comandar o Dicastério para os Bispos, órgão crucial que avalia indicações episcopais em todo o mundo. Antes disso, ele já havia sido prior geral dos agostinianos, ordem fundada por Santo Agostinho, e liderado dioceses no Peru, onde adquiriu cidadania em 2015.

A escolha frustrou expectativas de que um cardeal africano – como o congolês Fridolin Besungu ou o guineense Robert Sarah – pudesse se tornar pontífice. A nomeação de Prevost para cargos-chave pelo falecido papa – incluindo a presidência da Pontifícia Comissão para a América Latina – sinalizava a confiança de Francisco em seu perfil reformista. Prevost foi responsável por uma das mudanças mais ousadas do pontificado anterior: incluir três mulheres no processo de seleção de bispos, algo inédito na história da Igreja.

Seu perfil moderado e sua habilidade política foram destacados por aliados. De acordo com a Associated Press, Pe. Fidel Purisaca Vigil, ex-diretor de comunicações da diocese de Chiclayo, descreveu-o como “um homem de humor e alegria, mesmo sob pressão”.

Um nome que volta após séculos

Prevost adotou o nome Leão XIV, retomando um título que não era usado desde Leão XIII (1878-1903). A escolha pode indicar continuidade com o reformismo de Francisco, já que Leão XIII foi conhecido por sua encíclica social Rerum Novarum, que defendia direitos trabalhistas.

O novo papa assume em um momento de desafios, incluindo divisões internas entre conservadores e progressistas, escândalos financeiros e a secularização no Ocidente. A posse oficial deve ocorrer na próxima semana, após ritos tradicionais na Basílica de São Pedro.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display