Uma mulher foi presa em flagrante na última segunda-feira (20), após proferir xingamentos racistas contra uma técnica de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Tramandaí, no Rio Grande do Sul, enquanto recebia atendimento médico. As informações são do g1.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado após o caso, as palavras usadas pela paciente contra a enfermeira durante o atendimento foram “preta nojenta, não toca em mim, negra suja”.
Notícias Relacionadas
A falha da Mascavo: Um espelho das lacunas no compromisso empresarial com a diversidade
Negros Trumpistas: para cientista político americano, empreendedorismo atrai jovens negros ao voto em Trump
O Samu foi acionado para atender a mulher, supostamente em surto, por volta das 17h. Como a paciente demonstrava agressividade contra a equipe de saúde, a Brigada Militar também foi acionada para acompanhar o atendimento. Segundo o boletim de ocorrência, um policial militar foi agredido com tapas pela paciente.
De acordo com Luciano Von Saltiel, secretário municipal de Saúde de Tramandaí, a pasta foi colocada à disposição da enfermeira que sofreu as agressões.
“Hoje [terça-feira] pela manhã, fiz contato com a coordenação do Samu e coloquei a secretaria à disposição para apoio psicológico. A enfermeira ficou abalada, mas segue trabalhando. A coordenação me relatou expressões como ‘macaca’ e ‘por isso Hitler tem razão’ da paciente, que estão registradas no boletim de ocorrência e no prontuário”, diz o secretário.
A mulher foi presa em flagrante pelos crimes de injúria racial, lesão corporal leve e desacato. Ela está detida e à disposição da Justiça.
Notícias Recentes
'Os Quatro da Candelária' e as Paternidades Negras: Um olhar humanizado para os cuidados dos homens negros
A falha da Mascavo: Um espelho das lacunas no compromisso empresarial com a diversidade