O que Vinicius Jr. representa para a luta do movimento negro? E na luta antirracista contra negros no Brasil e no mundo? Vinicius Jr., brasileiro, carioca, hoje é a principal liderança na luta contra o racismo no mundo. Muita gente sempre esperou que tivéssemos uma liderança como Mohamad Ali, Malcom X, Luther King no Brasil.
Agora temos um jovem negro brasileiro que virou referência mundial. E os negros brasileiros não se deram conta.
Notícias Relacionadas
Ele acabou com o sentimento de vira-lata, de complexo de inferioridade, e de ser alienado aos problemas de racismo no Brasil. E muitos jogadores de futebol, artistas, mulheres e homens públicos que se acostumaram a condescender, minimizando as dores do racismo, com honrosas exceções como o goleiro Aranha, vivem um novo momento.
O episódio da condenação dos racistas que ofenderam Vinicius Jr. é didático e revolucionário. Representa uma mudança radical pois contrariando a prática comum de que o jogador fizesse uma declaração amena, que colocasse panos quentes sobre o ato de racismo. Ele faz uma declaração de altivez, de orgulho e de luta: “Não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas”.
Uma manifestação que se tornou um grito de guerra inspirado em Zumbi dos Palmares. Os negros deixaram de ser vítimas do racismo e passaram a ser algozes dos racistas.
O que muda com esta atitude?
O movimento negro brasileiro sai vitorioso ao denunciar sistematicamente, ao longo de décadas, o racismo contra negros. Há uma nova perspectiva mais combativa e mais assertiva, sobre o protagonismo dos negros na defesa de seus direitos e respeito a sua dignidade como ser humano.
Uma vitória contra o medo e a solidão de enfrentar o racismo. Esperança de que os racistas sejam punidos. Uma mudança radical em ver a vida e seus sentimentos em relação ao branco.
Alguns dirão que é um caso isolado, e que representa pouco no dia a dia do racismo sofrido por milhões de negros no Brasil. Pode ser que sim. Mas nunca um caso de racismo contra um negro brasileiro teve tanta repercussão mundial como este caso, e com uma reação e um desfecho de condenação de brancos racistas.
Abre-se um novo horizonte.
Uma referência para inspirar a juventude e os homens e mulheres públicas sobre como se manifesta o racismo e como enfrentá-lo. Mudanças ocorrem muito lentamente, mas a explosão de Vinicius Jr. mostra que elas acontecem e nos obrigam a parar e refletir que a luta é justa, contínua e vitoriosa.