ALERTA GATILHO!
A história se repete! “Eu não consigo respirar” foram as últimas palavras ditas por um homem negro na cidade de Canton, Ohio, nos Estados Unidos, sob custódia da polícia. Frank Tyson, de 53 anos, foi algemado por policiais e morreu enquanto um dos agentes apoiava o joelho sobre seu pescoço.
Notícias Relacionadas
Conta '@vp' é assumida por atual vice-presidente dos EUA no Instagram e Kamala Harris ajusta perfil na rede social
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety
O crime ocorreu no dia 18 de abril, mas as imagens da câmera corporal de um dos policiais envolvidos na ação só foram divulgadas na quinta-feira (25).
Assim que os policiais entram em um bar, é possível ouvir Tyson dizer mais de uma vez: “Vocês vão me matar”. Em seguida, um dos policiais se ajoelha no pescoço da vítima para algemá-lo. “Eu não consigo respirar, você está em cima do meu pescoço. Eu não consigo respirar”, clama.
Segundo o canal TV CBS, após imobilizar Tyson, policiais brincam com outras pessoas no local. “Se acalmou?”, perguntou um agente para o outro sobre o detido cinco minutos depois. “Ele deve ter desmaiado”, este responde. Só mais alguns minutos depois, que os policiais perceberam que a vítima não respirava e tentou fazer manobras de ressuscitação nele. Sem sucesso, Tyson foi levado ao hospital, mas foi declarado morto em menos de uma hora após dar entrada na emergência.
Os policiais envolvidos no caso foram foram colocados em licença administrativa sem suspensão de salário. Segundo o chefe da polícia de Ohio, uma necrópsia foi realizada e o resultado é aguardado.
De acordo com a imprensa norte-americana, os policiais foram chamados ao local devido um acidente de carro. Os agentes localizaram um carro na cena, sem o motorista e uma pessoa que estava passando apontou para um bar de veteranos de guerra, onde possivelmente estaria o responsável.
Casos semelhantes já ocorreram anteriormente nos Estados Unidos contra homens negros. Em 2020, George Floyd, também morreu reclamando que não conseguiam respirar, enquanto eram detidos pela polícia. O caso motivou uma nova onda de protestos nos Estados Unidos e no mundo pelo fim da violência policial contra a população negra. “Eu não consigo respirar”, dita por Tyson e Floyd, ganhou foi o lema do movimento Black Lives Matter.
Notícias Recentes
Conta '@vp' é assumida por atual vice-presidente dos EUA no Instagram e Kamala Harris ajusta perfil na rede social
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro