Na visão de Marcele Gianmarino, pessoas diversas impulsionam inovação e crescimento na Sephora Brasil

0
Na visão de Marcele Gianmarino, pessoas diversas impulsionam inovação e crescimento na Sephora Brasil

No mercado da beleza, sobretudo de marcas de prestígio, uma experiência de compra se torna mais rica quando temos variedade de produtos, seja por marcas, seja por ativos, seja por tecnologias inovadoras, somadas à credibilidade das marcas tradicionais. Quanto mais variado o leque de opções no ponto de venda, maior a satisfação do cliente.

Quando falamos de Sephora, gôndolas luxuosas atendem à demanda de clientes exigentes e dispostos a gastar para ter o melhor. No Brasil, por trás da estratégia de uma marca tão renomada e admirada, também está uma filosofia que tem no diverso a sua fortaleza.

Notícias Relacionadas


A Gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão da Sephora Brasil, Marcele Gianmarino, é a personificação da cultura da sede brasileira da empresa. Mulher não branca, de cabelos cacheados, bissexual, que ainda carrega na sua vivência a experiência de uma pessoa que foi adotada quando criança. “Essa agenda me atravessa por inteiro, pois é impossível dissociar minha trajetória pessoal do trabalho que realizo aqui. Acredito na transformação que ela pode gerar, não só para a sociedade, mas também para mim”, comenta Marcele.

Na Sephora, a executiva atua como líder estratégica em programas de equidade, inclusão e diversidade, com foco no desenvolvimento de iniciativas inovadoras que ampliem a conscientização e as competências culturais.

Foto: Divulgação

Com menos de três anos na empresa, Marcele já conseguiu feitos importantes no esforço de trazer mais diversidade para a marca, seja no time de colaboradores, seja entre os clientes. Um exemplo é o projeto Classes for Confidence, que utiliza a maquiagem como ferramenta para fortalecer a autoestima e promover o empoderamento de grupos sub-representados. A iniciativa já impactou mulheres trans, pessoas com deficiência, mulheres negras e mães atípicas. Em parceria com ONGs e institutos, a marca também realiza oficinas de beleza para mulheres em tratamento oncológico.

Porém, Marcele não disfarça que um de seus principais objetivos é trazer mais pessoas diversas, sobretudo pessoas negras, para dentro da empresa, para que a Sephora tenha um time de colaboradores que se pareça com a maioria dos brasileiros. Felizmente, a companhia, a nível global, compartilha do mesmo desejo, e a criação da área de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), em 2023, foi o primeiro e fundamental passo para esse objetivo.

“A criação da área de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), em 2023, marcou um ponto de inflexão para nossa empresa, transformando a diversidade em um pilar estratégico essencial para o nosso negócio. Primeiramente, desenhamos uma estratégia chamada Sephora (+), que foi apresentada a todos os colaboradores, trazendo transparência e envolvimento para toda a organização. Essa estratégia está dividida em curto, médio e longo prazo, e no curto prazo estamos focando especialmente na atração de talentos, com ênfase em raça e pessoas com deficiência, para que possamos refletir de forma mais fiel a demografia do Brasil”, detalha Marcele, destacando que o apoio da liderança foi essencial para dar visibilidade e direcionamento à agenda.

AUMENTO DE 32% DAS LIDERANÇAS NEGRAS

A inclusão da meta de diversidade nas metas da liderança foi uma das estratégias que resultou no aumento de representatividade e diversidade racial na empresa, inclusive nos cargos de gestão. De forma concreta, a Sephora conseguiu ampliar em 49% o número de colaboradores que se identificam como negros.

Na liderança, o número de colaboradores negros aumentou em 32%. Marcele detalha. “Investimos em treinamentos específicos para o time de recrutamento, capacitando-os para identificar e minimizar vieses inconscientes, e implementamos uma abordagem de recrutamento afirmativo, focando em atrair mais candidatos negros para todas as áreas, especialmente nas de liderança. Também realizamos uma travessia de diversidade para toda a liderança da organização, promovendo uma maior conscientização sobre as questões raciais e o papel de cada líder na construção de uma cultura inclusiva.”

Foto: Divulgação

Um dos maiores desafios em programas de grande impacto na cultura da empresa é a retenção de pessoas, e manter esses novos colaboradores também faz parte da estratégia.

“Para criar um ambiente onde essas pessoas se sintam verdadeiramente pertencentes e possam visualizar um caminho de desenvolvimento dentro da empresa, contamos com ferramentas como a pesquisa de engajamento anual e o censo de diversidade que rodamos a cada dois anos e que nos ajudam a monitorar a satisfação e o progresso dos nossos colaboradores negros, ajustando as estratégias conforme necessário para garantir um ambiente inclusivo e justo”, explica a líder.

Até o desligamento do colaborador recebe atenção específica, considerando os recortes racial e de pessoas com deficiência. “Isso nos permite entender as razões das saídas e agir proativamente para reduzir a rotatividade e melhorar nossas práticas de inclusão”, detalha Marcele.

ORGULHO PARA ALÉM DO MÊS DE JULHO

Neste ano, a Sephora ampliou sua atuação no Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ com uma série de iniciativas de impacto, como o patrocínio da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo e ações voltadas para a empregabilidade de pessoas LGBTQIAPN+. Para Marcele, essas ações externas são uma extensão natural do trabalho interno da empresa.

“Queremos que nossa empresa reflita a diversidade do Brasil e, por isso, estamos cada vez mais representando diferentes recortes em todos os níveis da organização”, afirma. O resultado já aparece na prática:  27% dos colaboradores são LGBT, sendo que 25% deles estão em cargos de liderança. 

Além da visibilidade proporcionada em grandes eventos como a Parada, a Sephora aposta em iniciativas concretas que geram oportunidades. “Essas ações externas não são apenas gestos simbólicos, mas a materialização do nosso compromisso com a inclusão”, destaca Marcele. O trabalho se estende ao fortalecimento da visibilidade de pessoas LGBTQIAPN+, mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência, criando mais portas de entrada para talentos diversos. Essa postura também reverbera dentro da empresa, que hoje oferece mais espaços de apoio e pertencimento para todos os colaboradores.

“ESSE TRABALHO TEM SIDO FUNDAMENTAL PARA AS MINHAS PRÓPRIAS CURAS”

Liderar uma agenda de diversidade, equidade e inclusão em um país marcado por profundas desigualdades exige mais do que estratégia. Envolve também vivências pessoais. No caso de Marcele, mulher não branca e membro da comunidade LGBTQIAPN+, o trabalho dentro da Sephora carrega um significado ainda mais especial.

Sua trajetória é atravessada por muitas das questões que hoje busca transformar na empresa. Ao longo dessa jornada, algumas experiências marcaram de forma decisiva sua atuação e seu olhar sobre o impacto dessas mudanças.

Foto: Divulgação

“Acompanho as mudanças de dentro da empresa com uma conexão muito pessoal. O momento mais marcante para mim foi o lançamento da nossa estratégia de diversidade, quando me apresentei abertamente como uma pessoa bissexual e adotada. Esses são temas sensíveis para mim, que normalmente não costumo falar abertamente, mas eu sabia da importância de compartilhar minha jornada, principalmente porque esses dois temas ainda carregam um estigma muito forte no nosso país”, diz a líder.

Marcele acredita que seu envolvimento profissional com o tema não pode ser dissociado de quem ela é. “Compartilhar minha história, sabendo que ela pode inspirar outras pessoas, tem sido uma forma de me conectar mais profundamente com minha própria jornada e com o impacto que buscamos gerar dentro da empresa”, comenta a gerente, que tem vivido e proporcionado experiências inéditas para pessoas como ela dentro das lojas da Sephora no Brasil. “Esse trabalho tem sido fundamental para minhas próprias curas e ressignificação de dores como a rejeição e a invisibilização”, finaliza.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display