Na corrida pelo Oscar, documentário sobre presença africana no Renascimento europeu chega ao Brasil com sessões gratuitas

0
Na corrida pelo Oscar, documentário sobre presença africana no Renascimento europeu chega ao Brasil com sessões gratuitas
Foto: Divulgação

O cineasta afro-italiano Fred Kudjo Kuwornu, vencedor do Prêmio Dan David, desembarca no Brasil para apresentar seu documentário ‘Nós Estávamos Lá – A História Não Contada dos Africanos Negros no Renascimento Europeu’, em sessões gratuitas nos dias 18, 19 e 21 de novembro, no Rio de Janeiro, em celebração à Semana da Consciência Negra. A produção integra a disputa por uma vaga no Oscar 2026 na categoria Melhor Documentário de Longa-Metragem.

A obra revisita capítulos ocultados da história mundial ao investigar a presença negra no Renascimento europeu, destacando personagens como Ne Vunda, embaixador do Reino do Kongo no Vaticano, e São Benedito, figura profundamente reverenciada no Brasil e símbolo de fé e resistência na diáspora africana.

Notícias Relacionadas


Filmado na Itália, Espanha, Portugal, França, Países Baixos, Reino Unido e Brasil, o documentário traça um percurso visual que revela como pessoas negras circularam por cortes reais, ordens religiosas, ateliês artísticos e espaços intelectuais entre os séculos XV e XVII. A pesquisa evidencia que a presença africana ajudou a moldar aspectos culturais, políticos e artísticos da Europa renascentista — um capítulo frequentemente excluído dos registros tradicionais.

Durante sua passagem pelo Brasil, Kuwornu também realiza visitas de pesquisa para seu próximo filme, que será dedicado à história e à devoção a São Benedito, fortalecendo ainda mais as conexões entre África, Brasil e Europa.

Apresentado no Pavilhão Central da 60ª Bienal de Veneza, sob curadoria de Adriano Pedrosa, ‘Nós Estávamos Lá’ combina investigação histórica com linguagem cinematográfica envolvente, recolocando a África no centro das discussões globais sobre memória, arte e identidade.

Agenda de apresentações gratuitas no Rio de Janeiro:

18 de novembro de 2025 – 18h30
Museu Afrodigital Rio – R. São Francisco Xavier, 524 – Bloco F, térreo – Maracanã

19 de novembro de 2025 – 18h30
Teatro Itália – Av. Pres. Antônio Carlos, 40 – 4º andar – Centro
Em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro

21 de novembro de 2025 – 20h00
CUFA Madureira – R. Francisco Batista, 1 – Madureira
Sessão integrada à programação da FLUP

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display