Na última terça-feira (04), o 51º Festival de Gramado divulgou a lista dos filmes finalistas. Entre os mais de mil filmes inscritos, o filme “Mussum – O Filmis”, dirigido por Silvio Guindane, é um dos indicados ao prêmio Kikito. O Festival acontece entre os dias 11 e 19 de agosto no Palácio dos Festivais, no Rio Grande do Sul.
A cinebiografia é um dos seis filmes concorrendo a categoria principal, Longas-Metragens Brasileiros, e que terão uma premiére mundial em Gramado. A premiação também conta com as categorias Longas-Metragens Documentais, Longas-Metragens Gaúchos, Curtas-Metragens Brasileiros e Curtas-Metragens Gaúchos.
Notícias Relacionadas
“Mussum – O Filmis” conta a história de um dos maiores nomes da comédia brasileira, Antônio Carlos Bernardes Gomes, conhecido como Mussum, e sua trajetória nos Trapalhões. O filme conta com Ailton Graça no papel do humorista e Yuri Marçal, Thawan Lucas Bandeira, Cacau Protasio, Nando Cunha, Jeniffer Dias e Neusa Borges no elenco.
Alexandro Gomes, empresário e filho do Mussum, comemorou a seleção do filme para o festival em suas redes sociais. “Esse filme traz a história de Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum e vai além de seu papel como humorista em “Os Trapalhões”, escreveu.
A atriz Léa Garcia, 90 anos, será homenageada no festival com o Troféu Oscarito, que de forma inédita, também homenageará a atriz Laura Cardoso, 95, com o prêmio.
Marcos Santuario, curador do festival, classificou a seleção dos filmes da edição de 2023 como uma das mais “potentes dos últimos anos”. “Essa é uma das seleções mais potentes dos últimos anos, e também uma das mais difíceis. Foram muitos filmes inscritos, e muitos filmes bons. Nossa busca foi por manter a qualidade, sempre com um olhar para produções criativas e que contemplem elementos inovadores. Observar a diversidade geográfica e narrativa, dando espaço para consagrados realizadores e novos talentos que surgem nas produções nacionais, também foram questões às quais nos atemos”, comentou Santuario.