Um clássico infanto-juvenil, “O Mágico de Oz”, escrito por L. Frank Baum em 1900, chega a São Paulo em uma adaptação para musical que dará destaque para o protagonismo negro. Com estreia marcada para o dia 22 de julho, no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, o musical apresenta uma abordagem contemporânea que traz a atriz e cantora Duda Pimenta no papel de Dorothy.
A nova produção promete transportar o público para um mundo mágico e cheio de ensinamentos e tem roteiro assinado pelo autor Adalberto Neto. Para o Mundo Negro, ele destacou a importância de releituras de clássicos com protagonistas negros: “Releituras de clássicos com protagonistas negros são uma conquista significativa, pois, mesmo que hoje estejamos criando novas histórias originais, elas se tornarão os clássicos do futuro. Precisamos trabalhar a criança que existe em todos nós, adultos, e também as crianças de hoje, que ainda se conectam com esses clássicos que amamos”, disse.
Notícias Relacionadas
Lucy Ramos anuncia primeira gravidez e celebra 18 anos de casamento: "esperou a nossa maioridade pra chegar"
Professor e turista argentina são indiciados por racismo após imitar macacos em roda de samba no Rio
Com essa abordagem inclusiva, a produção busca oferecer um afago ao público, mostrando que a representatividade importa e permitindo que crianças de todas as origens se identifiquem verdadeiramente com as histórias contadas. Adalberto Neto ressalta a importância de permitir que as crianças se imaginem como protagonistas, em vez de se sentirem excluídas. “Ao fazer isso em um momento em que ainda não existem muitos clássicos com protagonismo negro, é como se estivéssemos oferecendo um afago, mostrando que ‘você existe e olha onde está existindo, nesse lugar que você nem imaginava’. É um passo importante para permitir que as crianças se imaginem como protagonistas, em vez de se sentirem excluídas. Essa representatividade cura, traz conforto e permite que elas se identifiquem verdadeiramente com as histórias contadas”.
Ao lado de Duda Pimenta, o elenco conta com Danielle Winits interpretando a Bruxa Má, Sienna Belle como Glinda e Frederico Reuter no papel do Mágico. A adaptação, dirigida por Sandro Chaim, com codireção e coreografias de Fernanda Chamma e direção musical de Daniel Rocha, apresenta uma abordagem contemporânea e lúdica, abordando temas atuais como diversidade, respeito e preconceito. Com mais de 30 atores envolvidos, o espetáculo promete proporcionar momentos de risadas, emoção e reflexão.
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana