No dia 20 de novembro, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, abre suas portas para o Dia da Consciência Negra, 20. O Museu apresenta o segundo Ocupa MAB, evento gratuito que celebra a arte e a cultura negra em novas vertentes, a partir da música, da moda e da gastronomia, com diversas atrações repletas de sabor e identidade negra.
A música é uma entrada para novas descobertas na ampla cultura diaspórica proveniente do continente africano. E a gastronomia vai surpreender com a explosão dos sabores provenientes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Egito, Marrocos, República Democrática do Congo, Sudão e Uganda.
Notícias Relacionadas
Estreia do documentário Pequena África destaca o legado afro-brasileiro no Rio de Janeiro
Ator se inspirou no Rio, praia e memórias afetivas para coleção que será lançada em NY
O Museu levará uma Roda de Jongo com o Grupo Jongo Filhos da Semente, celebrando uma expressão cultural brasileira fortalecida através da oralidade dos mais velhos. Atravessamos o dia com oficina de capoeira, uma das maiores representações da cultura afro-brasileira, ministrada pelo Mestre Limãozinho. As artistas do Samba de Dandara, grupo composto somente por integrantes mulheres farão uma roda de samba e a programação termina com a Resenha Black Bom, que trará ao Museu um aulão de charme para iniciantes, seguido de um grande baile.
Logo no início do dia, pensando em saúde e bem-estar, a instrutora de Kemetic Yoga, Ana Sou, conduzirá a prática que ouve o corpo e age sobre as partes que precisam de mais energia e restauração. Tudo isso a partir da cultura africana, que incentiva o equilíbrio da natureza.
Além disso, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo une forças com o Museu das Favelas, para trazer toda a potência de empreendedores parceiros, estimulando o empreendedorismo de pessoas negras e periféricas, afro-brasileiras e africanas, com muita moda em roupas e acessórios.
Outra novidade é a parceria com a Produtora Boogie Naipe, com parte da programação da Boogie Week, Festival de Cultura Preta, acontecendo de 21 a 24 de novembro no Museu, permitindo que a programação do Mês da Consciência Negra se estenda para além do II Ocupa MAB. A programação contará com palestras, mesas de debate e exibição de filme para crianças no Teatro Ruth de Souza ao longo da semana, com entrada gratuita, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível que será destinado a instituições parceiras do Museu.
“A intenção das parcerias é unir forças, trazendo para a programação do Museu a potência da cultura africana e afro-brasileira, estimulando o pensamento crítico e elevando a diversão e a celebração da nossa raiz”, afirma Zelia Peixoto, coordenadora de Produção e Programação Cultural do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo.
SERVIÇO
II Ocupa MAB – 20 de novembro de 2023: das 9h às 18h
9h – 10h – Kemetic Yoga com Anna Sou
10h- 18h – Feira de Música, Moda e Gastronomia
10h – 17h – Visitação às exposições do Museu, com entrada gratuita
10h – 11h – Roda de Jongo, com Grupo Jongo Filhos da Semente
11h – 12h – Oficina de Capoeira com Toca do Mestre Limãozinho
14h – 16h – Roda de Samba com Samba de Dandara
16h – 18h – Resenha Black Bom, com aulão de charme para iniciantes
No dia 20 de Novembro de 2023: Programação gratuita.
Endereço: Museu Afro Brasil Emanoel Araujo (Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10, São Paulo – SP, 04094-050)
Funcionamento: terça a domingo, 10h às 17h (permanência até às 18h)
Notícias Recentes
Trump e o fim do DEI: Professor vê paralelos entre ataque à diversidade e segregação das Leis Jim Crow
Denzel Washington comenta corte de cena de beijo entre seu personagem e outro homem no filme: "Não estavam prontos para isso"