Diversidade não deveria que ser tão relacionada à política, apesar da necessidade, porque é uma questão de representatividade. Negros na propagada não deveriam ser lidos como cotistas, dentro de um plano de ações afirmativas. Números não mentem e nós negros somos a maioria da população, portanto deveria ser normal ter mais negros nas propagandas. É coerente. No entanto, quando vemos negros e negras em campanhas de grandes marcas, celebramos e agradecemos as marcas por nos representar. Oras, eles estão fazendo o que a maioria dos competentes publicitários do planeta fazem, que é olhar o mundo fora da sua caixinha, fora do seu círculo social e familiar, sem filtro e com senso de realidade se apoiando em dados estatísticos e obviamente, visando o lucro.
Os nossos publicitários das grandes agências que são tão bem-nascidos e viajados, amantes das novas tendências, deveriam se inspirar na Apple para o lançamento das suas campanhas. A empresa dos EUA, país com apenas 13% de negros na população fez hoje (7 de setembro), a apresentação do iPhone7 e iPhone7plus, na minha opinião, o melhor celular do mundo. As fotos e vídeos de um dos eventos mais aguardados pelos amantes da tecnologia, que inclui a atualização de outros produtos da marca, tinham mais negros do qualquer comercial de produtos populares aqui no Brasil.
Notícias Relacionadas
Mirella Archangello, que ficou conhecida como “repórter mirim”, alcança 960 na redação do Enem e planeja cursar Jornalismo
“Cinema negro afetivo e verdadeiro”: diretor e protagonista falam sobre a potência de ‘Kasa Branca’
O Twitter foi uma das redes sociais que repercutiu e elogiou as a inserção de pessoas não brancas em quase todas as fotos que apareciam no palco.
Mas essa diversidade não é superficial. Em agosto desse ano, Apple divulgou dados sobre o programa de diversidade dentro da empresa e o número de mulheres, negros e hispânicos aumentou. Essas minorias étnicas (sim, nos EUA são minorias), saltaram de 21% do quadro de funcionários em 2014 para 27% em 2016. Negros compõe 8% dos cargos ligados diretamente à tecnologia e 3% em cargos de liderança.
Não é esmola, não é favor. Apple é uma das marcas mais bem sucedidas do mundo por levar a questão de globalização e diversidade muito a sério. Não é ação de marketing, que pós tendência de valores inclusivos, volta ao “normal”, é um movimento lúcido de quem vê o mundo da forma que ele realmente é, plural em todos os aspectos.
A marca americana vai lucrar muito por sua tecnologia de vanguarda, mas principalmente por entender o que as pessoas querem, estar atenta ao que elas são e como querem ser representadas por eles.
Um dos produtos mais celebrados durante o evento teve um negro como modelo, Wireless AirPods , fones de ouvido sem fio. Afinal, nós sabemos e eles sabem, que negros também gostam e desfrutam de tecnologia, tudo varia de acordo com o bolso, mas gostamos sim.
Confira o vídeo da campanha.
https://www.youtube.com/watch?v=RdtHX15sXiU
Negros na Internet
O Mundo Negro está fazendo uma pesquisa sobre como a comunidade se comporta na Internet. Quais redes sociais favoritas, horário de acesso, opinião sobre conteúdo negro online. Você vai levar menos de 2 minutos respondendo. Participe: https://pt.surveymonkey.com/r/negrosnainternet
Notícias Recentes
De origem africana, nome da primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves é Zuri
Potencializar negócios e manter pautas de D&I ainda é um desafio necessário