Na última sexta-feira (19), um homem e uma mulher foram filmados imitando um macaco durante uma roda de samba na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro. De acordo com testemunha, a mulher é argentina, de Buenos Aires, e estava na cidade para participar do Fórum Latino-americano de Educação Musical.

O próprio fórum confirmou, via comunicado em suas redes sociais, que um dos envolvidos participou do evento. O caso está sendo investigado como racismo.

Notícias Relacionadas


O homem que a acompanhava, e que também realizou imitações semelhantes, seria carioca. As informações são do portal O Globo, que divulgou a denúncia feita pela jornalista Jackeline Oliveira. A profissional é a responsável pelo vídeo que registrou o ato de racismo, o qual foi encaminhado à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

Nas imagens, o homem e a mulher andam em círculos, fazem gestos de coçar a cabeça e emitem sons que remetem a macacos. A atitude foi imediatamente condenada como racista pelos presentes. O músico Alex Oliveira dos Santos, dono do grupo Pede Teresa, de início não reconheceu os envolvidos. “Parece que eles são argentinos que estão aqui a passeio. Nós vamos tomar as providências para investigar esse crime que eles cometeram”, declarou Santos em entrevista ao UOL.

A produção da roda de samba também se pronunciou nas redes sociais, repudiando a atitude do casal. “Uma cena dessa é absolutamente inaceitável no Pede Teresa. Recebemos este vídeo hoje (sábado) cedo e o nojo toma conta de nossos pensamentos e palavras. Nojo. Nojo de toda essa branquitude disfarçada de paz e amor que vem no samba”, escreveram os organizadores

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments