No último sábado eu participei de um encontro incrível no Instituto Carrefour. Centenas de mulheres negras, tão incríveis quanto eu, estiveram lá debatendo assuntos que são tão comuns a nossa gente. Eu cresci em uma casa em que a “autoestima” não foi trabalhada. Não por culpa minha, mas isto não é algo tão comum em nossa sociedade. Ao mesmo tempo, “vencer na vida” faz parte da minha personalidade porque fui muito estimulada a estudar, trabalhar e deixar um legado.
Voltando ao Coaching Time, foi um dia intenso de aprendizado e eu vou destacar algumas das frases mais emblemáticas e que toda mulher negra deve aplicar (e aprimorar) na própria vida. A maioria delas foram ditas pela Alexandra Loras, consulesa da França no Brasil, da qual eu dispenso apresentações.
Notícias Relacionadas
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
Ator se inspirou no Rio, praia e memórias afetivas para coleção que será lançada em NY
Vou comentar algumas delas:
Liste 10 mulheres que te inspiram, sobretudo negras
Em minha vida, mulheres negras de sucesso sempre me inspiraram. Não falo somente de celebridades, mas quando via uma mulher negra sendo empresária ou jornalista, sempre ficava com aquela imagem na minha mente de que queria ser como elas. Acredito que não vale somente dizer quem são, mas o por que de admirá-las; ler e acompanhar sua trajetória é fundamental.
A Zim Ugochukwu, fundadora do Travel Noire, está na minha lista. Ela criou a primeira comunidade online voltada para negros que viajam. Quebrou paradigmas e sua empresa foi escolhida pela renomada Fast Company como uma das mais inovadoras do mundo. Já perdi as vezes de quanto assisti sua palestra e fiquei emocionada. Ela conta um pouco da sua história aqui, em inglês.
A insegurança é domável
Todas nós somos inseguras a tal ponto, mas a forma como lidamos com isso é que nos destaca. É só reduzimos o medo e não deixarmos que ele nos domine. A insegurança precisa nos impulsionar para um aprimoramento.
Exemplo: eu tinha uma insegurança em falar em público.
O que devo fazer? Treinar em casa sozinha e pedir a opinião dos outros sobre o meu desempenho. Se tiver segura sobre o tema, já é meio caminho andado.
Erros são ótimos professores; revise os erros do dia.
Todos os dias eu agradeço ao universo por mais 24h em minha jornada no mundo e isso falado pela Alexandra caiu como uma luva. Por que não revisar os erros do dia para não voltar a cometê-los? É muito importante não cair em um autoflagelo e sim pensar “no que posso ser melhor amanhã?”
Foque em suas qualidades e trabalhe os defeitos
Procrastinação é um hábito que eu tenho. Como trabalho com mídias sociais, as visitas constantes ao Facebook passaram a ser um problema porque eu não me concentrava. Se isto rouba meu tempo, por que continuar? O jeito foi desativar as notificações para enxergar novas formas de trabalhar. A técnica do pomodoro (de trabalhar 25 min e parar por 5 min) foi essencial para lidar com isso. Experimente.
Valor não é o próprio trabalho, valor é identidade
Descobri isso da pior forma: quando estava desempregada. Trabalho não é o centro da minha vida e sim eu mesmo. Não adianta ficar angustiada porque não o tenho. Lógico que foi bem difícil ver dívidas se acumulando no período, mas isto me faz perceber que enquanto trabalhamos não devemos deixar a nossa vida pessoal de lado. Eu fiz isso em nome de trabalho e dinheiro. Não recomendo este descuido a ninguém.
Fazer planos e manter o foco
Estava perdida quando comecei o coaching profissional com a Dani e, quase um ano depois, eu sei exatamente o que eu quero. Se você não puder ter um auxílio de um profissional, faça um exercício mental de revisitar o que te motivava. É uma excelente forma de resgatar sonhos antigos e correr atrás deles. Pra te ajudar, faça visualizações criativas e recrie na mente os seus sonhos. Vai te ajudar e muito a chegar lá. Eu tô começando a colher os frutos de já declarar pro universo o que quero pra minha vida. Estou mais otimista.
Seja a melhor versão de você mesmo
Não deixe mais nada pra depois. Se teu corpo te incomoda, coma melhor e faça exercícios. Se você precisa se qualificar, invista em cursos e não deixe pra depois. Parece que tem uma vozinha da auto sabotagem dentro da gente mandando em nosso modo de agir. Celebre mais você, faça mais coisas que gosta e se envolva menos em atividades que não te dão prazer.
A nossa revolução (e evolução) começa em nós mesmos e gritar somente raivosamente contra o mundo não resolve nada. Ao invés de ficarmos tão estressados por conta de um post racista, que tal irmos nas comunidades para aumentar a amor-próprio de nossos meninos e meninas? Muitos deles têm uma enorme dificuldade de ligar a palavra “negro” a qualidades positivas. Precisamos nos juntar para resolver os problemas das comunidades, colocando nossas diferenças de lado porque existem problemas maiores a serem resolvidos e a nossa autoestima é ainda um dos maiores.
Notícias Recentes
Elisama Santos estreia na literatura infantil e ensina lições de coragem e amizade para os pequenos
Após exibições nos EUA, Antonio Pitanga apresenta o filme 'Malês' no Recôncavo Afro Festival