MOVER faz parcerias para formação da primeira turma exclusiva de lideranças negras

Cerca de 100 profissionais das empresas associadas ao MOVER participam, a partir de outubro, da metodologia do ProLíder, programa do Instituto Four com foco em lideranças proativas e transformadoras. 

O Movimento pela Equidade Racial (MOVER), a EF Education First e o Instituto Four assinaram um acordo para formação exclusiva de profissionais negros na metodologia do ProLíder, considerado um dos maiores programas de capacitação de lideranças do Brasil. A iniciativa irá atender a cerca de 100 profissionais das 47 empresas associadas ao MOVER e tem como objetivo aumentar o número de lideranças negras no setor corporativo.

O acordo foi assinado por Marina Peixoto, diretora-executiva do MOVER, Tarsiane Diniz, diretora de Transformação Social da EF, uma das associadas ao Movimento, e Wellington Vitorino, fundador e CEO do Instituto Four, durante o Four Summit 2022, realizado no Auditório do Ibirapuera. O evento, promovido pelo Instituto Four e com a participação tanto do MOVER como da EF, na semana passada, teve dois dias de debates sobre “As Quatro Dimensões do Brasil — ética e sociedade; economia e negócios; liderança e educação; e inovação e tecnologia”.

“Em consonância com a análise dessas dimensões sob a perspectiva de futuro, como proposto pelo evento, o MOVER vem buscando contribuir para ampliar a formação e a empregabilidade de profissionais negros, de forma que eles possam mais à frente ocupar postos-chave na liderança das empresas. Com a associação ao Instituto Four e à EF, no programa ProLíder, o MOVER reforça e dá dimensão ainda maior a seu propósito”, afirma Marina Peixoto.

Foto: Divulgação

O ProLíder, criado em 2016, é um programa voltado à formação de lideranças que buscam novas maneiras de desenvolver negócios e iniciativas públicas de alto nível e mobilizar as pessoas a seu redor em prol do desenvolvimento do país. No programa, os participantes têm acesso a conhecimento de ponta fornecido por especialistas que são referência em suas áreas temáticas, podendo aplicar depois esse conhecimento de forma prática em iniciativas transformadoras que gerem impacto positivo e concreto para a sociedade.

“É muito gratificante e importante para nós fazermos parte desse tipo de iniciativa. Juntos vamos formar mais de 10 mil lideranças pretas e pardas. Esse é um excelente exemplo de que é possível por meio da convergência de propostas e ideais, mesmo entre concorrentes de mercado, criar um ambiente de respeito e inclusão para ajudar a transformar o Brasil”, comenta Wellington Vitorino, fundador e CEO do Instituto Four.

Além da programação regular do ProLíder, os participantes das associadas do MOVER terão acesso a uma jornada de aprendizado da Língua Inglesa com conteúdo de conhecimentos gerais e inglês voltado para negócios, com temas específicos de indústria e soft skills. Também terão acesso a professores nativos através da escola virtual English Live. Ao todo, serão três turmas do MOVER com atividades presenciais — duas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. A primeira turma inicia suas atividades em outubro, em São Paulo.

“A agilidade de comunicação é um acelerador da inclusão de profissionais negros no mercado de trabalho e no progresso de carreira de potenciais líderes. Além de ser o idioma falado por 85% das organizações multinacionais, esta habilidade também permite que eles façam parte de uma rede global de profissionais e acessem conteúdos e oportunidades das mais variadas possíveis. Estamos muito animados com este projeto, que é tão conectado com o nosso propósito de ser um catalizador da transformação por meio da educação”, resume Tarsiane Diniz, diretora de Transformação Social da EF Education First.

Comments