
Com meta de gerar 3 milhões de oportunidades até 2030, movimento lança programas de capacitação para impulsionar profissionais pretos e pardos rumo a cargos de decisão.
O Brasil ainda engatinha quando o assunto é representatividade negra em cargos de liderança. Mas iniciativas como a do Movimento pela Equidade Racial (MOVER) mostram que é possível mudar esse cenário — com estratégia, investimento e compromisso coletivo.
Notícias Relacionadas



Com a meta de criar 3 milhões de oportunidades até 2030, o MOVER acaba de abrir inscrições para duas formações gratuitas e online voltadas ao desenvolvimento de lideranças negras. A expectativa é beneficiar até 60 mil pessoas pretas e pardas em todo o país, por meio dos programas Lideranças do Futuro, realizado em parceria com o Instituto Four, e Nzinga – Formação de Liderança, em parceria com a Cia de Talentos.
“Não há transformação sem liderança negra. Investir na formação de profissionais para ocupar espaços de poder é um passo essencial para construir um país mais justo, diverso e competitivo. Esses programas são um convite à ação, à responsabilidade compartilhada e à aposta no enorme potencial que já existe em nossa sociedade”, afirma Natália Paiva, diretora-executiva do MOVER.
Ambos os programas foram pensados para ampliar o acesso da população negra a cargos estratégicos dentro das organizações. E fazem isso não só com aulas — mas com uma proposta estruturada, metodologias eficazes, espaços seguros de troca e fortalecimento de identidade.O público-alvo inclui desde pessoas que estão prestes a assumir seu primeiro cargo de gestão até aquelas que já ocupam posições de liderança e buscam aprimoramento.
“Acreditamos que a diversidade só se sustenta com equidade. A parceria com o MOVER é mais do que uma formação: é um espaço seguro e estruturado para que lideranças negras desenvolvam seu potencial e avancem em suas jornadas profissionais”, pontua Danilca Galdini, da Cia de Talentos.
As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral, com prioridade para pessoas autodeclaradas pretas ou pardas. Além dos conteúdos técnicos e comportamentais, os programas também oferecem mentorias, masterclasses com grandes nomes do mercado e acesso a redes de apoio e bancos de talentos.
“O Brasil precisa de mais líderes negros ocupando espaços de decisão. O Lideranças do Futuro é a nossa resposta a essa urgência. Queremos apoiar trajetórias que transformem organizações e inspirem mudanças reais”, diz Augusto César, diretor do Instituto Four.
Lideranças do Futuro
- Formação gratuita, online e autoinstrucional, com masterclasses ao vivo
- Público-alvo: profissionais pretos e pardos que querem assumir posições de liderança
- Aulas disponíveis na plataforma + certificado
- Inscrições até 30 de setembro
🔗 www.liderancasdofuturo.com.br
Nzinga – Formação de Liderança
- Formação gratuita, online, com duração de 4 meses
- Mentorias, workshops, sessões com executivos, ferramentas de autoconhecimento
- Público-alvo: profissionais pretos e pardos próximos de assumir cargos de liderança
- Inscrições de 13 de agosto a 15 de setembro
🔗 www.ciadetalentos.com.br/pt
Notícias Recentes


