Uma das maiores referências do cinema e teatro brasileiros, Léa Garcia será homenageada com a mostra ‘Léa Garcia – 90 anos‘, que reúne 15 longas e um curta-metragem protagonizados pela artista. A retrospectiva ocorre no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), de 9 de outubro a 4 de novembro de 2024, com entrada gratuita.
A programação, que integra as comemorações pelos 35 anos do CCBB RJ, destaca o pioneirismo de Léa como uma das primeiras protagonistas negras do cinema nacional. Curada por Ewerton Belico e Leonardo Amaral, a mostra apresenta filmes marcantes da carreira da atriz, exibidos majoritariamente em cópias em 35mm, permitindo ao público reviver essas obras em seu formato original.
Notícias Relacionadas
TV Cultura exibe ao vivo o encerramento da turnê de Thaíde, com participações de Dexter e Fat Family
Primeira Doutora negra do Brasil, Helena Teodoro é homenageada com e ocupação no CCBB em São Paulo
Léa Garcia, falecida em 2023 durante o Festival de Cinema de Gramado, onde seria homenageada com o Prêmio Oscarito, é lembrada não apenas pelo seu trabalho artístico, mas também por seu impacto político e social. Ela foi uma das principais vozes do Teatro Experimental do Negro e atuou em papéis que abordavam questões raciais no Brasil. Sua estreia no cinema ocorreu em Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus, filme que lhe rendeu uma indicação ao prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes e levou a Palma de Ouro e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, representando a França.
Entre os destaques da retrospectiva estão o longa O Forte (1974), de Olney São Paulo, que abrirá a mostra no dia 9 de outubro, às 18h, em uma cópia digitalizada, com apresentação do curador Ewerton Belico. Outros títulos como Filhas do Vento (2004), de Joel Zito Araújo, e Ganga Zumba (1963), de Carlos Diegues, também compõem a programação, abrangendo diversas décadas da carreira de Léa.
A mostra contará ainda com sessões comentadas, incluindo um debate com o cineasta Juliano Gomes, após a exibição de O Pai da Rita (2022), no dia 12 de outubro, e uma conversa com a pesquisadora Milena Manfredini sobre o filme A Deusa Negra (1978), no dia 30 de outubro.
Patrocinada pelo Banco do Brasil e pelo banco BV, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, Léa Garcia – 90 anos segue para Brasília após sua exibição no Rio, sendo apresentada no CCBB da capital federal de 5 de novembro a 1º de dezembro.
Notícias Recentes
Iza anuncia lançamento de música e clipe em homenagem à sua filha, Nala
Pele negra utilizada como prova para condenação criminal. E a assustadora explicação do Judiciário (Parte I)