Mostra de Cinemas Africanos chega ao RJ pela primeira vez; veja os destaques da programação

0
Mostra de Cinemas Africanos chega ao RJ pela primeira vez; veja os destaques da programação
A Lenda da Rainha Errante de Lagos (Foto: Leo Purman)

A Mostra de Cinemas Africanos chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ), o único festival continuado no Brasil dedicado exclusivamente à exibição de filmes africanos contemporâneos. A programação integra a Temporada França-Brasil 2025 e será realizada entre os dias 10 e 15 de setembro. A entrada é gratuita mediante a retira de ingressos disponibilizados às 9h do dia da sessão na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura.

Criada há oito anos, a Mostra já circulou por seis cidades brasileiras e levará ao Rio, 15 longas e 5 curtas de 11 países africanos. As produções já marcaram presença em festivais como Cannes, Locarno, Tribeca e Berlinale, e muitas delas serão exibidas de forma inédita no Brasil. A curadoria é assinada por Ana Camila Esteves, idealizadora do projeto, e pela ganense Jacqueline Nsiah, integrante do comitê de seleção da Berlinale.

Notícias Relacionadas


Entre os destaques estão:

  • O Fardo da Nigéria (When Nigeria Happens, Nigéria, 2025), filme de abertura seguido de debate com a diretora Ema Edosio;
  • Demba (Senegal, 2024), novo trabalho do premiado Mamadou Dia, que encerra o evento com a presença do cineasta;
  • Sobre Quando Quebrei o Silêncio (On Becoming a Guinea Fowl, Zâmbia/EUA, 2024), produção da A24 dirigida por Rungano Nyoni, cineasta reconhecida por Eu Não Sou uma Bruxa.
O fardo da Nigéria (Foto: Iyua Alaha)

Naija Focus: a força do cinema nigeriano

Um dos pontos altos desta edição é o Naija Focus, recorte especial dedicado à cinematografia da Nigéria. O termo “Naija”, usado de forma afetuosa por nigerianas e nigerianos, reflete orgulho e identidade nacional. Além do filme de abertura, o foco reúne três longas de grande destaque:

  • A Lenda da Rainha Errante de Lagos (The Legend of the Vagabond Queen of Lagos, 2024), fantasia urbana do Agbajowo Collective, exibida no TIFF;
  • O Fim de Semana (The Weekend, 2024), de Daniel Oriahi, suspense que retrata a classe média nigeriana, exibido em Tribeca;
  • A Estrada da Liberdade (Freedom Way, 2024), de Afolabi Olalekan, denúncia da corrupção policial, também apresentado no TIFF.

O Naija Focus ainda traz cinco curtas em parceria com o S16 Film Festival, de Lagos, e uma exibição especial de Mami Wata (2023), de C.J. Obasi, com participação da diretora de fotografia brasileira Lílis Soares, vencedora em Sundance por este trabalho.

Demba (Foto: Sheldon Chau)

Formação e reflexão

A programação no Rio inclui ainda um minicurso sobre cinema nigeriano, ministrado por Ana Camila Esteves. A atividade mergulha no universo de Nollywood, uma das maiores indústrias cinematográficas do mundo, explorando sua história, estratégias de mercado, narrativas populares e presença nas plataformas de streaming.

Clique aqui e veja a programação completa!

SERVIÇO
Mostra de Cinemas Africanos – Rio de Janeiro
De 10 a 15 de setembro de 2025

Evento gratuito. Os ingressos serão disponibilizados a partir das 9h, na bilheteria do CCBB

Inscrições para o minicurso através do link: Even3

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março 66, Centro

Entrada franca. Ingressos disponibilizados às 9h do dia da sessão na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura.

Mais informações em bb.com.br/cultura

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display