
Chef Tanea Romão, renomada cozinheira e pesquisadora da cultura alimentar brasileira, faleceu no último sábado, 19 de abril, aos 58 anos, após ser internada com cetoacidose diabética. A informação foi confirmada pela revista Prazeres da Mesa.
“Sempre bem humorada, disposta e ensinar e a levar a paixão que a movia por gastronomia a todos, Tanea era uma mulher incansável, lutadora e dedicada. Há cerca de dois anos vendeu seu restaurante em São Paulo e mudou-se para São Gabriel da Cachoeira, Amazonas”, informou o texto da revista.
Notícias Relacionadas



“Ativista, trabalhou em prol do Movimento Slow Food, e foi atuante na Aliança dos Cozinheiros. Juntos, também percorremos os salões do Terra Madre, em Turim, onde promovia os produtos e produtores brasileiros, com seu sorriso permanente e disponível a colaborar com todos”, completou.
Para a revista, o amigo da Tanea, o Chef Carlos Ribeiro, disse que uma de usas últimas atividades no Amazonas foi como merendeira em uma escola do município e estava muito feliz. Além disso, atuava como consultora em estabelecimentos gastronômicos locais e tinha o desejo de abrir a Casa de Tanea na região. Eles estiveram juntos por duas semanas, em novembro do ano passado, quando Carlos foi visitá-la.
“Nós cozinhamos juntos, fomos a aldeia indígena, feiras, e saímos para tomar banhos inesquecíveis de rio. De manhã e à noite, porque lá era muito quente. E ela me contou histórias sobre o rio que me deram medo”, relembrou. “Ali não era o fim da história dela, mas um recomeço. Ela dizia ‘aqui eu sou Tanea, não Tanea Romão.”
Tanea também integrou a 3ª temporada do programa ‘Pesadelo na Cozinha’, exibido pela Band em 2021. Na ocasião, o restaurante Kitanda Brasil passou por uma transformação com consultoria do chef Erick Jacquin e foi rebatizado como Casa da Tanea.
Notícias Recentes


