A modelo e Miss Teen Bahia, Thasilla Brandão, de 18 anos, foi eliminada de um concurso de Miss após discursar com fala sobre representatividade negra. Segundo apuração da TV Record, Thasilla era favorita para levar o prêmio nacional Miss Teen Earth, realizado em São Paulo, mas foi penalizada ao dizer que sonhava em ver jovens negras alcançando seus objetivos.
Um dos organizadores do evento, Neto Santos, confirmou à reportagem que as palavras da concorrente afetaram sua pontuação. A alegação foi que a miss “deveria defender todas as raças”. Santos disse em áudio enviado à mãe da modelo, Joseane Carla: “A frase foi ‘eu estou aqui para defender a causa negra’. Quando você fala que está defendendo uma causa, ótimo, mas ela, na posição de miss tem que defender todas as raças”.
Notícias Relacionadas
Filmes, séries e reality show com protagonismo negro para maratonar no feriado prolongado
Grammy Latino 2024: homens negros brasileiros brilham na premiação
Thasilla é vencedora de outros 6 títulos de miss. “Eu quero que outras pessoas olhem para mim e pensem ‘ela conseguiu, então eu posso”, disse a miss.
Após repercussão do ocorrido, Thasilla publicou um breve manifesto em seu Instagram:
“Nossa luta é constante e diária onde negros precisam provar por diversas formas que ele é capaz. O que passei outras meninas também já passaram e sinto na pele o racismo, até onde isso vai continuar?Não é fácil nem vai ser mas a persistência e o apoio dos meus familiares e nossa jurisdição tem sido importante também nesse processo pois só quem sofre sabe a tamanha injustiça.Como miss e representante, não ficarei calada!”, concluiu.
Errata: A etapa do concurso aconteceu em São Paulo e não em Salvador como informado anteriormente. Corrigido.
Notícias Recentes
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar