Mostra exibirá curta-metragem sobre o antropólogo congolês “Kabengele, o griô antirracista” no Dia da Consciência Negra
O Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, vai exibir dois filmes que fazem parte da 19ª Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE), que acontece na capital paulista durante todo o mês, no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.
Notícias Relacionadas
Cansada de cozinhar sozinha, mãe solo opta por Natal tranquilo só com os filhos, longe da casa dos pais
Maria Bomani é indicada ao Prêmio APCA por atuação no longa “Bandida – A Número 1”
O público poderá assistir ao curta-metragem “Kabengele, o griô antirracista”, que narra a trajetória do antropólogo congolês Kanbegele Munanga. O filme é dirigido por Celso Luiz Prudente e traz uma observação crítica e reflexiva da trajetória do um antropólogo que vem do Congo em razão de uma perseguição implacável da ditadura local. Ele se tornou uma referência acadêmica na USP, na luta antirracista, junto com o movimento negro brasileiro. A exibição acontece às 17h.
Em seguida, será exibido o documentário dirigido por Pedro Bonz “Andança – os encontros e as memórias de Beth Carvalho”, que narra a trajetória da sambista, mostrando como ela ajudou a revelar grandes nomes e a revitalizar o gênero musical. As imagens do documentário são parte desse vasto acervo pessoal nas mais diferentes mídias: super-8, vh-s, mini-dv, k7 e fotos. O filme se debruça sobre esse material de Beth Carvalho para traçar um recorte único, íntimo da carreira e da vida dessa singular figura da cultura nacional.
Além da exibição dos filmes pertencentes à 19ª Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE), o Museu da Imagem e do Som também vai receber no dia 20 de novembro o show do Ana Brasil e Ronaldo, para a apresentação do projeto Femininas Almas Negras do Samba. O show homenageia mulheres, intérpretes, cantoras e compositoras do gênero e terá como repertório canções de Clementina de Jesus, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho e Alcione.
Notícias Recentes
‘Quem, além de Beyoncé, poderia fazer esse tipo de espetáculo?’, diz The New York Times sobre show de intervalo da NFL
Retrospectiva 2024: os avanços do povo negro no Brasil