Trabalhos, que foram produzidos por 81 artistas de periferia durante ação no Museu Afro Brasil, serão expostos (em formato original e reproduções) a partir de 5 de novembro.
Durante o mês de celebração ao Dia da Consciência Negra, 81 personalidades negras serão homenageadas na megaexposição em São Paulo. O MIS em Cena – programa do Museu da Imagem e do Som, convidou 81 artistas periféricos para retratar cada personalidade por meio do grafite. A abertura será neste sábado, 5 de novembro, a partir das 11h, com entrada gratuita.
Notícias Relacionadas
Peça teatral de Torto Arado estreia em São Paulo no Dia da Consciência Negra
Filmes, séries e reality show com protagonismo negro para maratonar no feriado prolongado
Dentre os homenageados, destacou-se Emanoel Araújo, célebre diretor e curador do Museu Afro Brasil, falecido em 7 de setembro deste ano. O artista baiano sempre atuou para a valorização e a visibilidade da produção afro-brasileira nos mais diversos campos, abrindo caminhos para muitos nomes e fundando assim o museu. O número de grafiteiros selecionados para o projeto, 81, foi escolhido por corresponder à idade de Emanoel Araújo, também em seu tributo.
Além do artista, a escritora Conceição Evaristo, a sambista Dona Ivone Lara, a cantora Elza Soares, o cantor Gilberto Gil, o ativista José do Patrocínio e a atriz Zezé Motta também serão retratadas nas obras.
“A exposição amplia o conhecimento do público, ao apresentar as biografias dos 81 homenageados que atuaram nos mais diversos campos com suas canetas, pincéis, vozes, armas e todos os instrumentos e habilidades de que dispunham na luta por equidade racial, isto é, por uma sociedade mais igualitária, justa e sem preconceito. Grandes personalidades negras mostram que a resistência estará sempre presente – seja na arte, seja na vida”, pontua Marcos Mendonça, diretor geral da ACCIM – Associação Cultural Ciccillo Matarazzo, que gere o MIS, MIS Experience e Paço das Artes.
O resultado dessa iniciativa compõe a megaexposição Grandes Personalidades Negras, que acontece simultaneamente em quase uma centena de espaços culturais, todos com entrada gratuita. Os trabalhos originais serão expostos na sede do MIS, enquanto as demais localidades exibem cartazes com reproduções das obras. Confira, abaixo, todas as entidades que participam da ação e recebem a mostra simultaneamente:
- MIS
- Museu Afro
- Palácio dos Bandeirantes
- Centro de Equidade Racial – Secretaria de Desenvolvimento Regional
- Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo – Secretaria da Justiça e Cidadania
- Memorial da América Latina
- Metrô (estações Marechal Deodoro e República)
- Paço das Artes
- CEUS
- Fábricas de Cultura
- EMTU
- CPTM Barra Funda
- Universidade Zumbi dos Palmares
Serviço
GRANDES PERSONALIDADES NEGRAS – MIS EM CENA
Abertura Oficial: 5/11, às 11h, no MIS
Período: de 05/11 a 04/12
Ingresso: gratuito
Locais:
MIS – Av. Europa, 158 (Jardim Europa – São Paulo)
CEUS – consultar relação em: educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/coceu/
Fábricas de Cultura – consultar relação em: http://www.cataventocultural.org.br/ e
https://site.poiesis.org.br/
Notícias Recentes
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar