Mirella Archangello, que ficou conhecida como “repórter mirim”, alcança 960 na redação do Enem e planeja cursar Jornalismo

0
Mirella Archangello, que ficou conhecida como “repórter mirim”, alcança 960 na redação do Enem e planeja cursar Jornalismo
Foto: Reprodução/Instagram

A trajetória de Mirella Archangello, 18, ganhou um novo capítulo em 2024. Conhecida como “repórter mirim” desde que viralizou nas redes sociais aos 11 anos, a jovem alcançou uma nota de 960 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e agora planeja ingressar no curso de Jornalismo em Ribeirão Preto (SP).

Moradora da zona norte da cidade, Mirella chamou a atenção do país em 2017, ao gravar vídeos no estilo jornalístico denunciando problemas estruturais de seu bairro. O reconhecimento foi tanto que a jornalista Glória Maria, então no Fantástico, viajou até a cidade para conhecê-la. Desde então, o sonho de ser jornalista passou a guiar suas escolhas.

Notícias Relacionadas


Foto: Reprodução

Em 2024, o tema da redação do Enem, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, abordou uma questão que a jovem já havia explorado em projetos pessoais. Ao longo de sua formação, Mirella aprofundou-se em temas ligados à cultura afro-brasileira e desenvolveu um projeto nas redes sociais para valorizar histórias e personagens negros.

Estudante de escola particular por meio de bolsa integral, Mirella seguiu uma rotina rigorosa de estudos durante o ensino médio, conciliando exercícios, leitura e resolução de provas anteriores. Seu desempenho no Enem é resultado de anos de preparação e do investimento em estratégias que conciliavam foco acadêmico e equilíbrio emocional.

A escolha de permanecer em Ribeirão Preto para cursar a graduação está ligada à realidade econômica de sua família e ao desejo de continuar próxima a seus pais e irmãos: “Escolhi ficar por vários motivos. Minha família não tem condição de me deixar ir embora para fazer um curso em outra cidade. Eu não sou filha única, eu tenho ainda três irmãos e meus pais teriam que me ajudar de alguma forma, eu não iria conseguir o recurso público de modo imediato. Eu também tenho um apego muito emocional com a minha família. Não tenho um amadurecimento tão grande para conseguir conciliar tudo ao mesmo tempo, morar sozinha e estudar”, contou ela em entrevista para o g1.

Com o resultado do Enem em mãos, ela aguarda agora o processo de seleção do Prouni, que ocorre em janeiro. Caso seja aprovada, a jovem dará início a uma nova etapa de sua vida acadêmica, aprofundando os conhecimentos em uma área que sempre a encantou e inspirou sua trajetória.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display