O Ministério das Comunicações provocou polêmicas nas redes sociais, ao publicar nesta terça-feira, 6, uma montagem da foto do primeiro pódio olímpico formado apenas por mulheres pretas da ginástica artística, excluindo a Rebeca Andrade que levou ouro na final do solo em Paris 2024, sendo reverenciada pelas norte-americanas Simone Biles e Jordan Chiles.
Na montagem, a pasta havia trocado a Rebeca pela imagem de um computador para celebrar as “conquistas no campo da inclusão digital”, mas não foi bem aceito pelo público. “Tiraram uma mulher negra do pódio?”, criticou uma internauta no Instagram da pasta. “Post de péssimo gosto”, reforçou outra.
Notícias Relacionadas
Aaron Pierre sobre interpretar o jovem Mufasa: "É uma honra dar voz ao que me fez sentir 'visto, ouvido e incluído' na infância"
Conta '@vp' é assumida por atual vice-presidente dos EUA no Instagram e Kamala Harris ajusta perfil na rede social
Após rercussão negativa, a publicação foi apagada das redes sociais e a equipe se retratou com uma nova montagem sem excluir a brasileira. “Pedimos sinceras desculpas à Rebeca e a todos os brasileiros e brasileiras, pela postagem anterior, especialmente às mulheres pretas, que estão tão bem representadas no pódio da Rebeca Andrade”, destacam.
“Todos nós do Ministério das Comunicações reverenciamos Rebeca Andrade. Todos os brasileiros e brasileiras se sentiram honrados pela Rebeca, mas, principalmente, cada mulher preta brasileira subiu junto no topo do pódio com ela. Rebeca não só entrou pra nossa história, ela É a nossa história”, reforçou na nota.
Na legenda do post anterior, o Ministério das Comunicações havia destacado os trabalhos da pasta. “Rebeca Andrade brilhou em Paris e nos inspirou com sua vitória. Em sintonia com seu espírito de superação, também celebramos conquistas no campo da inclusão digital: 5,6 mil computadores doados e 600 Pontos de Inclusão Digital (PIDs) estabelecidos. Estamos subindo ao pódio da inclusão, conquistando medalhas de ouro em acesso e oportunidade. Cada passo dado é um avanço em direção a um futuro onde todos podem brilhar no mundo digital”, dizia o texto da postagem.
Notícias Recentes
Aldis Hodge desponta como favorito dos fãs para ser o novo Pantera Negra
Aaron Pierre sobre interpretar o jovem Mufasa: "É uma honra dar voz ao que me fez sentir 'visto, ouvido e incluído' na infância"