O Ministério da Igualdade Racial (MIR), liderado pela ministra Anielle Franco, anunciou no último dia 20 de novembro, feriado da Consciência Negra, o projeto “Brasil pela Rota da Igualdade Racial”. A iniciativa foi apresentada em parceria com o Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas de transporte coletivo da capital fluminense.
O lançamento ocorreu nas redes sociais do Ministério, com destaque para a fala da ministra, que também participou da abertura do ato Alvorada Zumbi no Rio de Janeiro, marcando o início das celebrações do primeiro feriado nacional da Consciência Negra. “Não é normal a gente ter um trabalhador que, infelizmente, toma um tiro na cabeça voltando do trabalho. Não é normal mulheres serem assediadas dentro do transporte público, como já fomos. E também não é normal que pessoas negras sejam mais de 70% da população que já vivenciou algum tipo de crime racial dentro dos ônibus”, declarou Anielle Franco em vídeo.
Notícias Relacionadas
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade
O projeto tem como objetivo combater as desigualdades raciais no transporte público, onde cerca de 3 milhões de pessoas negras enfrentam cotidianamente violências que vão desde o assédio e a intolerância religiosa até agressões físicas e verbais. A parceria entre o Ministério, o Rio Ônibus e a Coordenadoria de Igualdade Racial do município pretende promover ações de conscientização contra o racismo.
Além da campanha no transporte público, o MIR anunciou que o Novembro Negro 2024 trará outras iniciativas em áreas como segurança pública, educação e emprego. No Maranhão, ações de fortalecimento dessas frentes serão realizadas ao longo da semana, enquanto em Brasília será lançada a plataforma JurisRacial, que reunirá legislações e decisões judiciais voltadas ao combate ao racismo.
A programação completa do Novembro Negro está disponível no hotsite do MIR, reforçando o compromisso do governo federal com a promoção da igualdade racial e o enfrentamento às desigualdades em todo o país.
Notícias Recentes
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil