Ministério da Igualdade Racial anuncia oferta de bolsas de doutorado no exterior para mulheres negras

0
Ministério da Igualdade Racial anuncia oferta de bolsas de doutorado no exterior para mulheres negras
Foto: Luna Costa/MIR.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, antecipou o anúncio de iniciativas para mulheres e pessoas negras durante um café da manhã com parlamentares nesta quinta-feira (13). Dentre novidades, foi anunciado a oferta de bolsas de doutorado e pós-doutorado sanduíche no exterior para  mulheres negras, quilombolas, indígenas e ciganas.

“Neste mês de julho a gente celebra o dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, também é o mês que lembramos o nascimento de Marielle Franco e que bom que a gente está aqui se aquilombando neste café, que será o primeiro de muitos”, disse a ministra.

Notícias Relacionadas


Chamado de Atlânticas – Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência​, a iniciativa vai investir aproximadamente R$7 milhões, em parceria com os ministérios de Ciência e Tecnologia,  das Mulheres, dos Povos Indígenas, e o CNPQ. Serão oferecidas cerca de 45 bolsas de doutorado sanduíche e de pós-doutorado no exterior. Poderão concorrer mulheres negras, quilombolas, indígenas e ciganas regularmente matriculadas em curso de Doutorado reconhecido pela CAPES, ou que tenham concluído programa de pós graduação reconhecido pela CAPES em qualquer área de conhecimento. ​O programa será anunciado no dia 20/07 em Belém, no Pará.

Foto: Freepik / Reprodução.

Outras ações de reparação

O Ministério anunciou também o lançamento da política de Promoção de Saúde Psíquica e Social para mulheres negras vítimas de violência de Estado. Com base nos dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e na agenda de priorização do Programa Juventude Negra Viva, foram selecionados os três municípios com as maiores taxas de homicídio de jovens negros. O objetivo é implementar um projeto piloto nessas cidades, fortalecendo uma rede de atendimento psicossocial para mães e familiares vítimas de violência.

As ações do programa serão iniciadas em Salvador, Rio de Janeiro e Belém, por meio de uma articulação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Ministério da Cidadania, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e o Ministério da Integração Regional.

 

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display