Antes mesmo da chegada da internet, do acesso massivo a sites e blogs, da existência das redes sociais, Zica Assis começava a movimentar um mercado onde poucas empresas tinham investido. Falar sobre o cabelo de mulheres negras pode ser mexer em uma “ferida” emocional que impactou e ainda impacta a autoestima de muitos de nós.
Ao fundar um pequeno salão no fundo do quintal de casa, no bairro da Muda, região da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, para realizar relaxamento em cabelos crespos, talvez Heloísa Assis não tivesse ideia de que três décadas depois celebraria a expansão nacional do seu trabalho não só com os espaços de beleza, mas com o lançamento de diferentes linhas de produtos que são queridas do público e que hoje valorizam os crespos, os cacheados e os alisados e relaxados.
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Atualmente, ela divide a sociedade do seu negócio com o irmão, Rogério Assis e com o marido Jair Conde, que foi o primeiro investidor. O sucesso veio pela criação de uma fórmula super-relaxante, fruto de anos de pesquisa feitos por Zica para encontrar o produto ideal para cachear os cabelos nos anos 90.
A marca foi se atualizando com as mudanças e colaborando com o empoderamento de mulheres crespas e cacheadas ao entender que além dos produtos para relaxamento também era necessário criar linhas para quem desejava valorizar os fios naturais.
Hoje, os espaços do Beleza Natural recebem mensalmente cerca de 100 mil clientes por mês, atendidas por 1.500 colaboradores divididos em 29 unidades de negócios, localizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.
Zica Assis concedeu uma entrevista exclusiva para o Mundo Negro e falou sobre a trajetória que a coloca como uma das principais empresárias negras do ramo da beleza a criar produtos nacionais voltados para o cuidado com o cabelo crespo e cacheado nos últimos 30 anos. “A minha história de empreendedorismo nasce do orgulho que eu tinha do meu próprio cabelo”, ressalta.
Ela reconhece a importância de movimentos liderados por pessoas negras no fortalecimento da autoestima e valorização da estética negra ao longo das três últimas décadas. “As mudanças estão diretamente ligadas à força dos movimentos sociais liderados por pessoas negras e nos frutos que estamos colhendo durante todos esses anos”.
Confira a entrevista completa:
Mundo Negro – Qual é a importância de promover a autoestima e a valorização da cultura e estética negra por meio do cuidado com os cabelos ?
Zica Assis – A minha história de empreendedorismo nasce do orgulho que eu tinha do meu próprio cabelo. Naquela época, não existiam produtos e serviços especializados e com preço acessível para tratamentos de cabelos cacheados, crespos e ondulados. Hoje, temos uma realidade bem diferente, com o crescimento de novos produtos e serviços voltados para este público, onde o empreendedorismo negro tem uma parcela importante.
Tenho muito orgulho de fazer parte desta transformação na vida dessas pessoas que viram na minha história motivos para acreditar que a mudança está, antes de tudo, dentro de cada um de nós. E para mim, a importância está justamente em criar um ambiente onde a gente tenha a liberdade de usar o nosso cabelo como queremos, de termos a autoestima elevada, achar lindo o que vemos no espelho. Porque é essa compreensão e aceitação de quem nós somos nos ajuda a chegar onde queremos.
O nosso cabelo é a nossa coroa! É a nossa história! É poder, é autoestima! É muito gratificante para mim ser reconhecida como pioneira neste segmento e ser uma das pessoas à frente deste movimento.
MN – Ao comparar a aceitação do cabelo crespo há trinta anos e nos dias atuais, quais mudanças percebe entre as pessoas negras?
ZA – As mudanças estão diretamente ligadas à força dos movimentos sociais liderados por pessoas negras e nos frutos que estamos colhendo durante todos esses anos. É um processo contínuo que passa de geração para geração, especialmente no questionamento de estereótipos e padrões de beleza. Esses questionamentos e o nosso trabalho coletivo de empoderamento nos fortaleceu de tal maneira que, hoje, a gente não precisa se submeter a padrões. Não queremos parecer com ninguém, hoje nós somos quem queremos ser!
MN – Mulheres negras têm aberto mão do uso de produtos que promovem a transformação dos fios e estão valorizando mais a estrutura natural dos crespos. Quais mudanças o Beleza Natural fez para atender esse público?
ZA – Gosto de dizer que nossos institutos são laboratórios vivos, estamos sempre atentos aos pedidos das nossas clientes nos institutos e às observações dos nossos colaboradores, e em busca de inovações para atender o maior número de mulheres negras. Entre outras iniciativas também estão as parcerias com Universidades. Temos muito orgulho de ter um histórico robusto de parcerias com o Instituto BioRio, com a Universidade de Brasília (UnB) e com escolas de Negócios reconhecidas mundialmente, como o MIT. Nos cercamos sempre dos melhores pesquisadores para entender as especificidades de cada curvatura e entregar o que realmente o que nossos clientes desejam.
A junção de todo esse universo – clientes, colaboradores e institutos de pesquisas – resultam em uma constante atualização e renovação dos nossos serviços e das linhas de produtos. Atualmente temos uma variedade de tratamentos que ajudam a cuidar do cabelo crespo, cacheado e ondulado, sejam eles naturais ou com algum ativo de fórmula. Também oferecemos várias opções de coloração, cortes e penteados. Nesses últimos 3 anos, por exemplo, tivemos mais de 40 lançamentos entre produtos e serviços, criados e pensados para atender a todas as crespas e cacheadas.
Tudo isso feito por uma equipe de especialistas que entendem do nosso fio. Também temos no nosso portfólio 80 sku’s com formulações exclusivas e desenvolvidas especialmente para as necessidades dos nossos cabelos.
MN – Colorir os cabelos já foi um problema para muitas mulheres negras pela agressão causada aos fios por conta do processo químico. Fale um pouco sobre a técnica de clareamento exclusiva do Beleza Natural.
ZA – Uma premissa para a criação de todos os serviços e produtos do Beleza Natural tem como regra número 1 manter a saúde da fibra capilar. E a nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento realizou diversas pesquisas, buscou tecnologias e após muitos testes, lançamos alguns serviços que possibilitam colorir os cachos e crespos, preservando a curvatura do fio. São diversas opções para quem usa química de transformação ou não.
O bn.LOIROS é um serviço de clareamento associado a um blend protetor e a uma reposição ultra concentrada de queratina, que proporciona todos os cuidados necessários para manter a saúde da curvatura. São quatro opções que a cliente pode escolher: Californiana, com as pontas dos fios iluminadas para um visual bem natural; Ombré Hair, degradê natural com mechas loiras em diferentes alturas; Mechas Iluminadas, ideal para bem busca um clareamento mais sutil por todo o cabelo; e, as Mechas, com o loiro da raiz às pontas para arrasar!
Outro serviço com cores vibrantes e com muito estilo e personalidade é o bn.COLORS. Com uma fórmula especial que se adapta a todas as curvaturas, a coloração está disponível em seis cores ainda mais vibrantes: Laranja, Azul, Rosa, Amarelo, Verde e Vermelho. E, o melhor: com uma tecnologia inovadora que protege enquanto colore, garantindo proteção dos crespos, cachos e ondulados, maciez, melhora na resistência e mantêm as cores mais vivas!
E, mais recentemente, lançamos a nossa coloração definitiva bn.FEST com 16 cores maravilhosas. Ela possui uma fórmula especial, o que garante o mais alto nível de perfeição de cores, sem danificar o couro cabeludo e os cabelos. Proporcionando resultados fiéis às expectativas, com cobertura perfeita de cabelos brancos e reflexos intensos.
MN – Uma mulher negra com uma marca relevante que celebra 30 anos é algo que ainda vemos pouco. Quais conselhos você daria para mulheres negras empreendedoras que desejam abrir seus negócios?
ZA – Antes de tudo, temos que acreditar que somos capazes de aprender e realizar. É importante também cercar-se de profissionais que te ajudem e tenham conhecimento em diversas áreas. Porque ninguém faz nada sozinho. Procure, por meio do seu trabalho, ajudar pessoas à sua volta. Não adianta começar um negócio pensando apenas em ganhar dinheiro. Se for bom para o outro a probabilidade de sucesso é grande e o dinheiro virá como consequência.
Nunca perca o olho no olho com o cliente, nunca deixe de ouvir o que ele quer, seus anseios, suas reclamações. Este contato é fundamental. Ao mesmo tempo, não perca o foco do que é realmente o seu objetivo. Ou seja: fique de olho no todo, mas sempre com o foco em seu negócio. Assim você entenderá o caminho a ser percorrido. Busque conhecimento e ame esta atividade verdadeiramente, seja apaixonada pelo que faz! E, mais do que tudo, sonhe alto e nunca deixe de acreditar nos seus sonhos.
MN – Quais são os planos futuros do Beleza Natural para continuar promovendo a autoestima e o empoderamento das mulheres negras?
ZA – Eu sempre penso em crescer mais, aprender mais para poder inovar no Beleza Natural, por isso que a gente constantemente lança produtos e serviços. Eu sou empresária, mas me considero uma empreendedora ainda, estou sempre em busca de novidades e atenta ao que está acontecendo ao meu redor, e não quero perder isso nunca. Eu quero chegar em todo esse Brasil e no mundo. Levar essa autoestima para todas as crespas, cacheadas e onduladas. Só neste mês especial dos 30 anos do Beleza Natural vamos trazer duas novidades. A edição comemorativa do Pentear Explosão de Pérola Negra 1kg. A minha equipe foi buscar esse ativo raro e precioso, e desenvolveu esse finalizador com ação remineralizante que restabelece a elasticidade natural do fio. E a reformulação da nossa profissional bn.PRO, que oferece em casa um cuidado de salão.
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