Aconteceu em Salvador, durante os dias 26 e 27 de setembro, a 2ª edição do AFROPUNK Bahia. O festival promoveu uma enorme celebração da cultura negra, unindo aspectos de moda, pertencimento e música, amplificando a força do encontro de ritmos e criando uma experiência verdadeiramente épica. 

Junto ao festival, a Meta, empresa proprietária do Facebook,  WhatsApp e Instagram, lançou sua primeira campanha no Brasil, abrindo trabalhos como patrocinadora oficial do AFROPUNK Bahia. A iniciativa criou uma série de experiências audiovisuais que encantaram e surpreenderam os participantes.

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Com um stand exclusivo dentro do AFROPUNK, chamado de Meta HitLab, a empresa promoveu uma experiência que convidava o público a transformar seus movimentos e sons em artes para os telões da ativação, tudo por meio de uma tecnologia responsiva e generativa. 

A ativação mostrou ao público a forma como algumas das tecnologias ligadas ao metaverso, como a realidade aumentada (AR), já estão ao alcance da grande maioria dos brasileiros por meio de seus telefones celulares. Dentro do Meta HitLab, quando os visitantes falavam ao microfone ou se movimentavam dentro dos spots, a tela criava um mix de cores, que junto ao movimento das partículas, formava uma arte colaborativa única e imersiva. 

(Criadores de conteúdo e artistas que fizeram parte da experiência do MetaHit Lab, dentro do AFROPUNK Bahia. Foto: Divulgação)

Presente no maior festival de cultura e música preta do mundo, a Meta mostrou ainda que é possível fazer arte em diferentes realidades e plataformas, levando as vozes das pessoas  para outras dimensões. 

Como expansão da ação, nesta última terça-feira (29), a Meta lançou um filtro de realidade aumentada que permite com que as pessoas criem suas próprias músicas e expressão de arte através de um bot e as compartilhem em suas redes sociais. O filtro mistura batidas e harmonias por meio do movimento da cabeça, boca, olho e interação do usuário para criar uma música única. A presença da tecnologia já é uma realidade no processo de criação de diferentes formas artísticas, inclusive na música. 

Formação para criadores de conteúdo negros

Além disso, com o objetivo de fomentar a formação e participação de grupos sub-representados no mercado de tecnologia, a Meta, junto com a Inventivos, plataforma de formação de novos empreendedores, lança a primeira formação com foco em novos negócios e realidade aumentada para criadores de conteúdo negros e periféricos. A formação, que contemplará cinquenta criadores, será realizada em encontros on-line, ao vivo e gravados. As inscrições podem ser realizadas no site do programa até o dia 11/12.

Podem se inscrever no programa criadores de conteúdo autodeclarados negros e periféricos que tratam sobre temas da insdústria criativa, como moda, design, música, arquitetura e muito mais.

Esse é um conteúdo pago por meio de uma parceria entre a Meta e o site Mundo Negro.

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