Meta encerra programas de Diversidade, Equidade e Inclusão

0
Meta encerra programas de Diversidade, Equidade e Inclusão
Foto: Brendan Smialowski/Agence France-Presse/Getty Images

A Meta, empresa de tecnologia liderada por Mark Zuckerberg, anunciou o encerramento imediato de seus principais programas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), incluindo iniciativas de contratação, treinamento e seleção de fornecedores. A decisão foi comunicada por meio de um memorando interno obtido pela Axios, publicada nesta sexta-feira (10).

Segundo Janelle Gale, vice-presidente de recursos humanos da Meta, a decisão foi tomada porque “o cenário legal e político em torno dos esforços de diversidade, equidade e inclusão nos Estados Unidos está mudando”.

Notícias Relacionadas


O memorando publicado para os funcionários da Meta no Workplace, a ferramenta de comunicação interna da empresa, também critica o termo ‘DEI’. “A Suprema Corte dos Estados Unidos tomou decisões recentemente sinalizando uma mudança na forma como os tribunais abordarão a DEI. … O termo ‘DEI’ também se tornou controverso, em parte porque é entendido por alguns como uma prática que sugere tratamento preferencial de alguns grupos em detrimento de outros.”

A decisão ocorre apenas três dias depois da Meta anunciar o encerramento da verificação de fatos e monitoramento de discurso em suas plataformas, Facebook, Instagram e Threads. Essas medidas seguem um movimento para se alinharem às visões políticas do presidente eleito Donald Trump.

Principais Mudanças Anunciadas pela Meta:

  1. Corte na Equipe DEI: A Meta não terá mais uma equipe dedicada a DEI. Maxine Williams, diretora de diversidade, assumirá uma nova função focada em acessibilidade e engajamento.
  2. Fim dos Programas de Equidade e Inclusão: Novos programas serão criados para aplicar práticas justas e consistentes, mitigando preconceitos para todos, independentemente de sua origem.
  3. Encerramento dos Esforços de Diversidade de Fornecedores: A Meta deixará de buscar fornecedores comerciais de empresas de propriedade diversificada, concentrando-se em pequenas e médias empresas.
  4. Fim da Abordagem de Lista Diversificada para Contratação: A Meta não usará mais a abordagem que garantia a consideração de candidatos de diferentes origens para cada posição aberta.
  5. Acabar com Metas de Representação: A empresa não terá mais metas de representação, para evitar a impressão de que decisões são baseadas em raça ou gênero.

“A Meta tem o privilégio de atender bilhões de pessoas todos os dias”, conclui o memorando. “Continuamos focados em servir a todos e construir uma força de trabalho multitalentosa e líder do setor, de todas as esferas da vida.”

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display