A judoca Beatriz Souza, 26 anos, única brasileira a conquistar a medalha de ouro no judô na Olimpíada de Paris, foi indicada ao prêmio de Melhor Judoca Mulher do Mundo em 2024, promovido pela Federação Internacional de Judô (IJF). A votação, aberta ao público no site da IJF, já está em andamento e segue até 10 de janeiro de 2025.
Bia, que brilhou em sua estreia olímpica, compete com outras seis campeãs olímpicas: Natsumi Tsunoda (Japão), Diyora Keldiyorova (Uzbequistão), Christa Deguchi (Canadá), Andreja Leski (Eslovênia), Barbara Matic (Croácia) e Alice Bellandi (Itália).
Notícias Relacionadas
Tarciana Medeiros é eleita a 18ª mulher mais poderosa do mundo pela Forbes: "Me sinto orgulhosa"
Medalhista olímpica, Bia Souza é indicada ao prêmio de melhor judoca do mundo em 2024
Ao destacar a indicação de Bia para o IJF Judo Awards, a federação enfatizou “a técnica poderosa e a resiliência [da atleta], que a transformaram em uma das mais formidáveis estrelas do judô, uma verdadeira campeã do povo em seu país natal, o Brasil”. Os vencedores serão anunciados em 2 de fevereiro, durante o Grand Slam de Paris, evento que abre o calendário do judô em 2025.
Além de seu ouro olímpico na categoria acima de 78 quilos, Bia também conquistou uma medalha de bronze na disputa por equipes em Paris.
A atleta natural de Itariri (SP) vive um momento histórico em sua carreira: foi eleita a melhor judoca do ano no Prêmio Brasil Olímpico e indicada à categoria Atleta Mulher do Ano na mesma premiação. Ela também concorre nas categorias Atleta da Torcida, Prêmio Inspire e Influenciador do Ano. A cerimônia de entrega dos troféus será realizada nesta quarta-feira (11), às 19h (horário de Brasília), no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo no canal do Time Brasil no YouTube.
Antes do sucesso em Paris, Bia já acumulava conquistas importantes em 2024. Ela foi campeã do Grand Prix da Áustria, em março, e levou o ouro no Campeonato Pan-Americano de Judô, realizado em abril no Rio de Janeiro. Encerrando o ano, Bia ocupa a vice-liderança no ranking mundial da categoria acima de 78 kg (pesos-pesados).
Notícias Recentes
Nath Finanças lança projeto Creators Nath Play para democratizar a educação financeira
McDonald’s manterá políticas de diversidade e inclusão no Brasil