A escritora e ativista tem sua imagem gravada na moeda de 25 centavos, em nova distribuição da casa da moeda estadunidense. O projeto ”American Women Quarters” começou nessa segunda-feira (10), e inclui também Anna May Wong, primeira estrela sino-americana de Hollywood, Sally Ride, a primeira norte-americana a ir para o espaço, Wilma Mankiller, primeira chefe principal da nação Cherokee, e Adelina Otero-Warren, líder do movimento sufragista do Novo México. O verso das moedas é estampado por ex-presidentes dos EUA, como Abraham Lincoln, Thomas Jefferson, Franklin D Roosevelt e George Washington.
Essa, é a primeira vez que uma mulher negra é representada na moeda do dólar, e a escolha dos 25 centavos se da pelo fato de que essas, são as moedas mais usadas no país. Tal homenagem é resultado de um projeto de lei da democrata Barbara Lee, aprovado no final de 2020. Em depoimento, Janet Yellen, a secretária do tesouro, disse que ”Toda vez que redesenhamos nossas moedas, temos a chance de dizer algo sobre o nosso país – o que valorizamos e como progredimos como sociedade” e ainda continuou relatando: “Estou muito orgulhosa que essas moedas celebram as contribuições de algumas das mulheres mais excepcionais da América, incluindo Maya Angelou.”
Notícias Relacionadas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
Maya, faleceu em 28 de maio de 2014, aos 86 anos. Em vida, recebeu muitas honrarias como a Medalha Nacional de Artes e a Medalha Presidencial da Liberdade, além de mais de 50 diplomas honorários e uma indicação ao prêmio Pulitzer. Entre seus trabalhos de maior reconhecimento, podemos citar ”Eu Sei Por Que o Passáro Canta na Gaiola”, que fala de sua infância e adolescência, e também ”E Ainda Resisto”.
Notícias Recentes
Trabalhadora negra é resgatada após viver 28 anos em situação de escravidão na casa de vereadora em Minas Gerais
Como os negócios podem ajudar a combater o racismo ambiental?