Criado em 2022, o estúdio Maloca Games foi desenvolvido com o objetivo de trazer um olhar mais diverso e inclusivo para o mundo dos games. Com temáticas inovadoras, que dialogam com a cultura negra, a empresa ganhou destaque ao produzir serviços afrocentrados de consultoria, recreação, game design, workshops e gerenciamento de projetos.
A palavra ‘Maloca’ tem como significado ser a grande habitação coletiva indígena, que abriga diversas famílias, com a intenção de proteger sua comunidade e sua identidade. Assim, o estúdio nasceu com a mesma intenção: a de abrigar as comunidades periféricas e sua identidade dentro do mundo dos jogos.
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“A Maloca Games nasceu de uma dor. Um monte de gente preta que adorava jogar jogos de tabuleiro moderno não se identificava com esses jogos, porque só existiam jogos que falavam sobre a cultura europeia”, diz Rennan Gonçalves, um dos fundadores da empresa. Juntamente com ele, a ‘Maloca Games’ possui Sanderson Virgolino, Karoline Pereira e Lucas Nascimento como fundadores. “Dentro desse universo, a gente sabe a dificuldade que é fazer jogos que valorizam a nossa cultura porque até o público mesmo, rechaça um pouco a nossa identidade. E foi daí que nasceu a Maloca Games. Quatro pessoas pretas periféricas que jogam e que se uniram para transformar esse universo”.
A ‘Maloca’ possui trabalhos que se caracterizam como afrogames, ou seja, jogos que valorizam as culturas, sem estereótipos em sua temática, roteiro e representação, não se limitando à África, mas sim a todos que são marginalizados no mundo dos jogos. Para um jogo ser categorizado com afrogame ele precisa respeitar 3 pilares:
- Representatividade – Representar os corpos, vestimentas, entre outros, de forma positiva e que valorize a diversidade da cultura ou pessoa representada no jogo.
- Protagonismo – Colocar a cultura ou persona como protagonista na história do jogo, colocando o jogador como participante ativo desta cultura e não como estrangeiro.
- Afrocentrismo – Transmitir uma perspectiva AFROCENTRADA, evitando uma narrativa eurocêntrica, ou seja, um europeu contando a história de um povo africano, mas sim, uma narrativa dos agentes históricos valorizando o que e quem eles representam.
O catálogo de jogos criados pela Maloca Games compreende peças de tabuleiro como ‘Axé: A Energia dos Orixás’, em que os jogadores seguem o desafio de realizar a manutenção da própria energia ou a ‘Favela Venceu’, outro item de tabuleiro onde os participantes constroem casas através da Mancala.
“Na vanguarda da inovação e da responsabilidade social, a Maloca Games é mais do que uma desenvolvedora de jogos – é uma força positiva, comprometida com a construção de um futuro mais inclusivo e igualitário”, defende a empresa. “Nossa abordagem centrada nas pessoas e na diversidade reflete-se em cada produto e serviço que oferecemos“.
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