Texto: Reinaldo Calazans
Com o viés diferente do líder negro Martin Luther king, Malcolm X acredita na luta física, caso as conquistas fossem abaladas.
Tem um trecho do seu livro: Os discursos do último ano de vida de Malcolm X, em que ele diz muito a frase “voto ou bala”, no momento que ele lutava pelos direitos civis dos negros e negras em relação ao voto. Os negros teriam que ter o direito ao voto para elegerem políticos que fossem representar a luta da comunidade negra.
Notícias Relacionadas
"Fazer a América branca de novo” este é o verdadeiro slogan do governo de Donald Trump
Potencializar negócios e manter pautas de D&I ainda é um desafio necessário
Ao longo da sua trajetória, os EUA passou por grandes transformações na questão social e política. Sua família neste período sofreram grandes perseguições, o que sempre acarretava em mudanças constantes de cidades.
Os supremacistas brancos não davam um alívio aos posicionamentos do líder.
No ano de 1946, ele foi sentenciado e ficou em uma prisão por quase 10 anos. Logo quando saiu da cadeia, ele começou a lutar pelo islã. Naquele mesmo período começou a escrever sobre a emancipação dos negros afro-americanos. Mas para isso, precisou tornar-se um comunicador, jornalista seria a palavra mais adequada.
Seus discursos sempre foram fortes e potentes, sua oratória deu notoriedade às suas lutas. Infelizmente, esse momento durou pouco. Enquanto discursava no Harlem, bairro predominantemente preto, foi brutalmente assassinado, no dia 21 de fevereiro de 1965.
O seu legado como o de outros nomes são fundamentais para as nossas lutas e conquistas atuais. Existem algumas formas que podem nos aproximar mais desse homem, seus livros: Autobiografia de Malcolm X e Há uma revolução mundial em andamento: discursos de Malcolm X.
Obrigado por tanto. Obrigado pela luta e braveza.
Notícias Recentes
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada