Luísa Sonza se pronunciou com um pedido de desculpas para a Isabel, que abriu um processo contra a cantora por racismo, e para a comunidade negra, na noite desta quarta-feira (5). Nos stories, ela começou se justificando pela demora deste momento: “Não via sentido de vir aqui pedir desculpas pra vocês só pra me livrar de uma culpa, acho que seria de extrema hipocrisia da minha parte”.
“Depois que comecei a entender tecnicamente essa situação, eu entendi que esse processo não era sobre a indenização, era sobre o direito, o dever e o desespero de ser ouvida. De uma situação que acontece diariamente com as pessoas. E que a gente faz o tempo todo sem nem saber que está fazendo”, continua o vídeo.
Notícias Relacionadas
“Razões Africanas”: documentário sobre influências da diáspora africana no jongo, blues e rumba estreia em novembro
Canal Brasil celebra Mês da Consciência Negra com estreia de longas, documentários e entrevistas exclusivas
A cantora disse que a vítima aceitou o seu convite para conversar direto com ela e publicou um texto feito junto com ela: “Pedi desculpas diretamente para Isabel, pra depois vir falar qualquer coisa aqui. Também resolver judicialmente. Eu fiz o texto com a Isabel, de uma maneira que ela se sentisse confortável, satisfeita com isso. Eu tô feliz que tenha conseguido resolver isso”.
Ela aproveitou a ocasião para também pedir desculpas à comunidade negra “que sofre com o racismo estrutural todos os dias”, afirmou.
E também se desculpou por postagens realizadas por ela e pela equipe jurídica, em 2020. “A gente ficou sabendo disso por uma matéria distorcida, alegando que eu estava sendo processada por um crime racial, por ter dado um tapa numa pessoa preta. Isso não é verdade e estava saindo várias outras fake news. O que só causou mais dor na Isabel”.
Por fim, Luísa falou sobre o que aprendeu neste período que refletia sobre o processo. “Nossa estrutura inteira é racista. A justiça sempre vai estar ao lado do branco. Não é que nós brancos temos culpa do que nossos antepassados fizeram, mas a gente tem a responsabilidade de mudar essa estrutura”. E completa: “Eu fico muito decepcionada comigo mesmo de não ter entendido isso antes. Mas que eu sirva de alerta para as pessoas”.
Leia o texto publicado na íntegra:
Entenda o caso:
Luísa Sonza foi acusada de racismo após “confundir” uma hóspede negra de uma pousada em Fernando de Noronha com uma servidora do local, em 2020. No mês passado, ela emitiu um comunicado informando que acataria o valor pedido pela autora do processo no valor de R$ 10 mil, mas não pediu desculpas no texto e nem reconheceu o racismo.
Na época que a vítima deu início ao processo, ela chegou a postar que tudo era mentira e que a acusação era absurda. Leia aqui!
Notícias Recentes
“Razões Africanas”: documentário sobre influências da diáspora africana no jongo, blues e rumba estreia em novembro
Canal Brasil celebra Mês da Consciência Negra com estreia de longas, documentários e entrevistas exclusivas