A cantora Luisa Sonza falou sobre o caso de racismo do qual foi acusada em 2018, quando teria pedido a uma mulher negra para lhe servir um copo de água. Em conversa no canal do Youtube da drag queen, Bianca DellaFancy, Sonza reconheceu a atitude racista ao dizer: “Tive que estudar e entender até aceitar que realmente cometi um ato racista”.
Enquanto era maquiada, a cantora contou que precisou estudar e aprender sobre racismo. Ela contou que leu livros do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, além de também citar a filósofa Djamila Ribeiro: “É um racismo estrutural, mas a estrutura é feita por nós. Tive muita dificuldade de entender, por eu ser uma pessoa branca, e não viver isso na pele. Tive que estudar muito e entender profundamente, li muito, estudei muito”.
Notícias Relacionadas
Grupo de pesquisa da UFF lança novo site com mapeamento inédito sobre racismo religioso no Brasil
Estudante cria museu virtual para destacar cientistas negras e vence prêmio no RJ
Luisa e a vítima, Isabel Macedo de Jesus fizeram um acordo na justiça que foi finalizado este ano. Ao lembrar o caso, Luisa assumiu que pediu um copo de água a uma mulher negra: “Óbvio que não foi uma coisa intencional. Mas a gente comete este tipo de erro diariamente. Eu pedi um copo d’água para uma mulher preta. Foi um processo muito longo, não é da noite para o dia. Gostarioa de ter aprendido isso antes. Só de ler o “Manual antirracista” da Djamilla Ribeiro… Não é uma coisa falada, porque fica muito no tabu (…) Tive que estudar e entender até aceitar que realmente cometi um ato racista”.
Ela também contou que conversou com outras pessoas negras que ajudaram a entender que sua atitude foi racista: “Eu tive muita dificuldade de entender no começo, por eu ser uma pessoa branca e não viver isso na pele. Conversei muito com a Tia Má, conversei com Preto Zezé”, destacou.
Assista a entrevista completa:
Notícias Recentes
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety