Grupo L’Oréal Brasil impulsiona a carreira de creators negros e PCDs com nova turma formada pelo programa Beleza Mais Diversa

0
Grupo L’Oréal Brasil impulsiona a carreira de creators negros e PCDs com nova turma formada pelo programa Beleza Mais Diversa
Foto: Divulgação

A segunda turma do Beleza Mais Diversa, programa criado pelo Grupo L’Oréal no Brasil para impulsionar a carreira de creators negros e pessoas com deficiência (PCDs) na economia criativa, se formou nesta segunda-feira (17). A cerimônia, realizada no Rio de Janeiro, destacou a formação de mais de 40 criadores de conteúdo e reforçando o compromisso da empresa com a representatividade no mercado de influência digital.

Lançado em 2024, o projeto foi desenvolvido em parceria com YouPix, TikTok, MOVER e REIS, e combina três pilares fundamentais para a profissionalização dos participantes: educação, por meio de mentorias com influenciadores experientes; ferramentas, incluindo a compra de equipamentos; e visibilidade, com oportunidades reais de inserção no mercado.

Notícias Relacionadas


A edição de 2025 foi a mais diversa até agora, contemplando criadores de diferentes regiões, gêneros e faixas etárias. Também houve uma versão online, que atingiu a marca de 38 mil inscritos, mostrando a demanda reprimida por formação inclusiva.

Formatura da 2ª edição do programa Beleza Mais Diversa. (Foto: Divulgação)

Entre os presentes no evento estavam o CEO da L’Oréal Brasil, Marcelo Zimet, instituições parceiras e creators que atuaram como mentores, como Dan Mendes (@danmendesoficial), Nathalia Santos (@nathaliasantos) e Amanda Mendes (@todacrespa). Juntos, os formandos alcançaram uma taxa de engajamento 4,8 vezes maior do que no início do programa.

Márcia Silveira, líder do programa e Head de Diversidade, Equidade e Inclusão para Advocacy da L’Oréal Brasil, destacou a importância da representatividade: “Vivemos em um país que a maioria da população se identifica como preta ou parda, mas isso não se reflete no mercado de creators. Como líder de beleza, temos o papel de contribuir para essa transformação, representar o Brasil em sua ampla pluralidade. O Beleza Mais Diversa existe há dois anos para modificar esse cenário e aumentar a diversidade entre os influenciadores digitais.”

O Beleza Mais Diversa surgiu após uma pesquisa conduzida pela Think Etnus, que revelou que 33% das pessoas negras não têm referências de beleza e que outros 30% se inspiram em influenciadores digitais. Ainda assim, em um país com 56% da população negra ou parda, 66% dos creators seguem sendo brancos. Nesta edição, a L’Oréal ainda ampliou o escopo e passou a incluir também creators PCDs.

Márcia Silveira, líder do programa e Head de Diversidade, Equidade e Inclusão para Advocacy da L’Oréal Brasil. (Foto: Divulgação)

Para Natália Paiva, diretora-executiva do MOVER, o impacto transcende o programa: “A segunda edição do Beleza Mais Diversa, que tem o MOVER como parceiro, reforça nosso compromisso de ampliar oportunidades e impulsionar a representatividade na creator economy, conectando talentos e fortalecendo uma indústria da beleza mais diversa e representativa.”

Atuando com diversidade como um de seus valores centrais, a L’Oréal Brasil afirma que 50% dos creators contratados pela companhia pertencem a grupos sub-representados. Assim como no ano anterior, a meta é que 70% dos participantes sejam contratados por alguma das marcas do grupo no país.

A expectativa é que o programa sirva de referência para outras empresas. “A economia criativa por meio dos influenciadores digitais se constrói com base em conexão, em pertencimento. Os consumidores precisam se sentir vistos, acolhidos e representados. A diversidade é a chave para isso”, conclui Márcia Silveira.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display