A Academia Brasileira de Cultura (ABC) anunciou o nome das novas personalidades que farão parte da instituição como ícones imortais. Dentre nomes, Liniker, Margareth Menezes, Sonia Guajajara, Alcione, Conceição Evaristo, Luana Xavier e Juma Xipaia farão parte da Academia, composta por 55 notáveis, de diversas áreas.
Nas redes sociais, Liniker celebrou a conquista. Ela vai ocupar a cadeira 51, que pertencia a Elza Soares. Ela também se tornará a primeira mulher trans a ocupar o posto na ABC. “Nunca achei que seria possível ser considerada assim, por não imaginar mesmo, por ser distante”, destacou a cantora. “No meu peito se encontra um certo silêncio preenchido por emoção, por imaginar minha trajetória até aqui, pensando em tudo o que eu já escrevi e ainda escreverei, cantarei, interpretarei, assimilarei e construirei junto à cultura brasileira“.
Notícias Relacionadas



As cadeiras que têm como patronos Angela Maria e Machado de Assis vão receber, respectivamente, a cantora Alcione e a escritora Conceição Evaristo. A apresentadora Luana Xavier vai assumir a cadeira que tem o nome de sua avó, Chica Xavier.
Em nota, Margareth Menezes também celebrou a conquista. “É gratificante sentir que uma carreira artística longeva, de quase quarenta anos, também é reconhecida e reverenciada neste momento, em que trago comigo todas as mulheres que fortalecem e fortaleceram as expressões artísticas no Brasil, especialmente as mulheres negras”, destacou.
A Ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara celebrou a nomeação. “Ocuparei a cadeira de número 16 da Academia, e como patrono deste posto escolhi Paulo Paulino Guajajara, jovem liderança do nosso povo, assassinado em 2019 na defesa do território indígena Arariboia. Que seu legado também seja referência de luta e resistência para nós“, publicou. Além de Sonia, a Academia terá, ainda, a cacique Juma Xipaia, secretária de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas, na cadeira que tem como patrono Marçal de Souza, o Tupã Y.
A cerimônia de posse vai acontecer na terça-feira, 14 de novembro.
Notícias Recentes


