De acordo com um levantamento feito pelo Guia Negro, com base nos dados oficiais do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Salvador (BA) é a capital com o maior percentual de pessoas negras no Brasil (83%), enquanto Florianópolis (SC) tem o menor percentual (23%).
O portal pesquisou o número quantitativo e percentual da população negra das 27 capitais brasileiras, que apontou outra curiosidade: todas as capitais da região Norte têm 70% ou mais de população negra, sendo o Macapá com maior destaque (76,1%).
Notícias Relacionadas
Pequena África recebe R$ 7,3 mi do BNDES; anuncio de investimento foi feito durante o G20 social
Estagiária, estudante da PUC-SP, é demitida após ofensas a cotistas em jogos universitários
Já na região Sudeste, São Paulo (SP) é a única capital com menos da metade de habitantes negros (43%), porém, ainda é a cidade com a maior população negra do país, com cerca de 4,9 milhões de negros. Belo Horizonte (MG) possui o maior percentual da região com 56% de pessoas negras.
No Nordeste todas as capitais têm 56% ou mais da população negra. A capital com menor percentual da região é Natal (RN). Quanto ao Centro-Oeste, todas as capitais têm mais da metade dos habitantes negros, com maior destaque para Cuiabá (MT), com 68,5%.
Assim como Florianópolis, as outras capitais da região Sul, se mantém com cerca de 25% da população negra. No caso de Porto Alegre (RS), com 26%, o número de pessoas pardas (178 mil) e pretas (168 mil) são bem parecidos, enquanto na maior parte das capitais brasileiras, o número de pardos são bem maiores e o de pretos.
Veja o levantamento completo aqui!
Notícias Recentes
Zumbi, infanticídio e memória da rebeldia negra
Humanity Summit 2024 discute justiça racial e reparações no Rio de Janeiro